terça-feira, 3 de janeiro de 2017

DEVOÇÃO DOS CINCOS PRIMEIROS SÁBADOS DE 2017

A ORIGEM DA DEVOÇÃO

Na terceira aparição, em Fátima, em 13/7/1917, a Santíssima Virgem anunciou às crianças das aparições que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados.

O ANÚNCIO DA DEVOÇÃO

Na noite de quinta-feira, 10 de dezembro de 1925, a Irmã Lúcia dos Santos, então postulante na casa doroteana em Pontevedra / Espanha, encontrava-se sozinha na sua cela, após o jantar, quando recebeu a visita da Mãe de Deus, tendo ao seu lado o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa, que lhe deu a seguinte mensagem: 


‘Olha, Minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todo o momento Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que a todos aqueles que durante cinco meses seguidos, no primeiro sábado, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 Mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes à hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação destas almas'.
SOBRE A CONFISSÃO

No dia 15 de fevereiro de 1926, ocorreu uma nova aparição do Menino Jesus. Ele perguntou então à Lúcia se ela já tinha difundido a devoção à sua Santíssima Mãe. A Irmã Lúcia apresentou a dificuldade que algumas almas tinham de se confessar ao sábado, e pediu para ser válida a confissão de oito dias. Eis a resposta de Jesus:

'Sim, pode ser de muitas [maneiras] mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça, e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria'

A RAZÃO DOS CINCO PRIMEIROS SÁBADOS

Quando a Irmã Lúcia perguntou mais tarde a Nosso Senhor a razão da devoção abranger Cinco Primeiros Sábados, Ele respondeu:

'Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria:
  • contra a Imaculada Conceição;
  • contra a Sua Virgindade;
  • Contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;
  • os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
  • os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.
Eis, Minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria Me levou a pedir esta pequena reparação; e em atenção a ela, mover a Minha misericórdia ao perdão ...'

(Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, Porto, 1973)

SOBRE A PRÁTICA DA DEVOÇÃO

'Não sei se já conhece a devoção reparatória dos Cinco Primeiros Sábados ao Coração Imaculado de Maria. Como ainda é recente, gostaria de a inspirar a que a praticasse, porque está pedida pela nossa querida Mãe do Céu e Jesus manifestou o desejo de que fosse praticada. Também, acho que seria afortunada, querida madrinha, não só de a saber e de dar a Jesus o consolo de a praticar, mas também de a tornar conhecida e seguida por muitos outros.

Consiste nisso: durante cinco meses, no primeiro sábado, receber a Jesus em Comunhão, recitar um Rosário, fazer companhia a Nossa Senhora durante quinze minutos meditando nos mistérios do Rosário, e fazer uma confissão. Esta confissão pode ser feita com uns dias de antecedência e, se nesta confissão prévia, for esquecida a intenção (requerida), esta pode ser oferecida na confissão seguinte, desde que, no primeiro sábado, recebam a Santa Comunhão em estado de graça, com a intenção de reparação pelas ofensas contra a Santíssima Virgem e que afligem o Seu Coração Imaculado.

Querida madrinha, acho que somos afortunadas de poder dar a Nossa Querida Mãe do Céu esta prova de amor, pois sabemos que Ela deseja que lhe seja oferecida. Por mim, confesso que nunca estou tão contente como quando chega o primeiro sábado. Não é verdade que a nossa maior felicidade é pertencer completamente a Jesus e a Maria e amá-los a Eles e a Eles só, sem reserva? Vemos isto tão evidentemente nas vidas dos santos… eles foram felizes porque amavam, e nós, querida madrinha, devemos procurar amar como eles, não só para desfrutar de Jesus, que é de menos importância - porque se não desfrutamos de Ele cá em baixo, desfrutaremos de Ele lá em cima - mas para dar a Jesus e a Maria o consolo de ser amados... e que em troca desse amor eles possam salvar muitas almas'.

(Carta de Lúcia a sua madrinha, Dona Maria de Miranda, de 01 de novembro de 1927, dando-lhe ciência e a incentivando a praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados ao Coração Imaculado de Maria)

SOBRE A DEVOÇÃO NO INÍCIO DE 2017

Em 13 de maio de 2017, completa-se um século da primeira aparição de Fátima. De hoje até esta data de relevância singular da cristandade, temos 5 Primeiros Sábados: 07 de janeiro, 04 de fevereiro, 04 de março, 01 de abril e 06 de maio. Será uma oportunidade extraordinária de atender os pedidos dos Imaculados Corações de Jesus e Maria e de fazer a Devoção dos 5 Primeiros Sábados (ver as orações correspondentes na Biblioteca Digital deste blog). As orações podem ser feitas de uma única vez ou parcialmente e em separado ao longo do dia.