sexta-feira, 14 de outubro de 2016

BREVIÁRIO DIGITAL - ANNE DE BRETAGNE (IV)

LIVRO DE ORAÇÕES DE ANNE DE BRETAGNE* (1477 - 1514) - PARTE IV

* esposa de dois reis sucessivos da França, Charles VII e Luís XII

AUTORIA DAS ILUMINURAS: JEAN POYER 


I.15 - A Ceia de Emaús: após a sua ressurreição, Jesus encontra e acompanha dois dos seus discípulos pelo caminho de Jerusalém a Emaús. A ilustração contempla o instante em que, durante a ceia daquela noite, Jesus se revela aos dois discípulos ao abençoar e repartir o pão. Os dois homens expressam a surpresa desta revelação pelas mãos levantadas e pelos olhares fixos no Mestre. A ilustração, que acompanha uma oração de graças a ser feita antes das refeições, representa todos os personagens trajando chapéus de peregrinos.



I.16 - O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes: diante dos cestos contendo os restos recolhidos da comida que alimentara uma grande multidão, Jesus dá graças ao Pai pelo alimento recebido. As posições dos cestos e das pessoas reunidas em torno da figura central de Jesus expressam a ideia de volume e de perspectiva da cena. A ilustração acompanha uma oração de graças própria para ser rezada após as refeições.


I.17 - Anne de Bretagne em confissão: a rainha é mostrada em ato de contrição, prostrada de  joelhos, sussurrando os pecados ao confessor, que se inclina em sua direção para melhor ouvi-la. Tratando-se de um livro devocional privado, a ilustração personaliza o seu destinatário como sendo a própria rainha. Por outro lado, ao ser retratada em uma posição de extrema humildade, associada à condição de uma simples pecadora, a ilustração confirma ter sido a própria rainha a autora da proposição pela elaboração da obra.



I.18 - Anjos da Eucaristia: dois anjos de joelhos sustentam um ostensório contendo a Hóstia Consagrada, que é reverenciada também por outros dois anjos ao fundo. A contemplação da Hóstia Santa ratifica o compromisso da comunhão frequente. Uma oração associada ao momento de elevação da Santa Hóstia durante a missa acompanha a ilustração.