domingo, 2 de novembro de 2014

A VIDA PLENA EM DEUS

Neste dia de Finados, em que a Igreja faz lembrança especial daqueles que nos precederam na posse do reino definitivo com Deus, são celebradas três Missas: 

Primeira Missa:

Primeira leitura: Jó 19, 1.23-27
Salmo: 26 (27)
Segunda leitura: Romanos 5, 5-11
Evangelho: São João 6, 37-40

Segunda Missa:

Primeira leitura: Isaías 25, 6-9
Salmo 24 (25)
Segunda leitura: Romanos 8, 14-23
Evangelho: São Mateus 25, 31-46

Terceira Missa:

Primeira leitura: Sabedoria 3, 1-9
Salmo 41 (42)
Segunda leitura: Apocalipse 21, 1-7
Evangelho: São Mateus 5, 1-12

Páginas do Evangelho - Comemoração dos Fieis Defuntos


Nos três evangelhos das missas deste domingo, a Igreja nos recorda que celebramos neste dia a vida e não a morte: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais' (Jo 11, 25 - 26). Embora peregrinos do Céu mergulhados nas penumbras da fé e nas vertigens das realidades humanas, vivemos na certeza de que, como Filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo, somos peregrinos rumo ao Céu, na confiança absoluta de que seremos possuidores eternos da Plena Visão: 'Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros (Jó 19, 25 - 27).

Na segunda missa desse dia, o Evangelho nos recorda as palavras de Jesus que traduzem a plenitude dessa esperança e dessa certeza: 'Vinde, benditos do meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!' (Mt 25, 34). Seremos co-herdeiros de Cristo, porque fomos capazes de reconhecê-lO no rosto de cada 'um dos menores de meus irmãos' (Mt 25, 40). Nós seremos, então, por inteiro, a Santa Igreja de Deus, o Corpo Místico de Cristo: nem mais peregrinos e nem mais sujeitos à Santa Justiça, mas tornados eleitos do Pai e herdeiros da Glória de Deus.

Na terceira missa desse dia, o Evangelho nos conforta na certeza absoluta do que nos espera nesta Glória Celeste, vivendo a felicidade perfeita, e indescritível sob o ponto de vista das palavras e pensamentos humanos. Jesus nos fala dessa realidade transcendente na comunhão dos santos e na unidade da família de Deus: 'Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus' (Mt 5, 12). Em contraponto à fidelidade e à fé dos que almejaram ser santos, Deus os recompensará com limites insondáveis de graça, pelas chamadas bem-aventuranças de Deus (Mt 5, 3 -12).

Bem-aventurados os pobres de espírito, os simples de coração. Bem-aventurados os aflitos que anseiam por consolação. Bem-aventurados os mansos que se espelham no Coração de Jesus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça. Bem-aventurados os misericordiosos, filhos prediletos da caridade. Bem-aventurados os puros de coração, transformados em novas manjedouras do Sagrado Coração de Jesus. Bem-aventurados os que promovem a paz e os que são perseguidos por causa da justiça. E bem-aventurados os que foram injuriados e perseguidos em nome da Cruz, do Calvário, dos Evangelhos e de Jesus Cristo porque serão os santos dos santos de Deus!