Capítulo LXXXVI
Vantagens e Recompensas pela Devoção às Santas Almas - Gratidão das Almas - Santa Margarida de Cortona e São Filipe Néri - O Cardeal Baronius e a Doente no Leito de Morte
É difícil compreender a gratidão das almas santas? Se tivésseis resgatado um cativo do jugo da escravatura, estaria ele grato por tal benefício? Quando o imperador Carlos V se apoderou da cidade de Túnis, restituiu à liberdade vinte mil escravos cristãos que, antes da sua vitória, estavam reduzidos a mais deplorável condição. Plenos de gratidão para com o seu benfeitor, rodearam-no, abençoando-o e cantando-lhe louvores. Se désseis saúde a um doente em estado grave ou fortuna a uma criatura infeliz, reduzida à miséria, não receberíeis em troca a sua gratidão e as suas bênçãos? E as almas, tão santas e tão boas, comportar-se-ão de modo diferente em relação aos seus benfeitores; essas pobres almas cujo cativeiro, pobreza, sofrimento e necessidade ultrapassam de longe qualquer cativeiro, indigência ou doença que se possa encontrar na Terra? Elas intercedem especialmente na hora da morte daqueles que intercederam por elas, visando protegê-los, guiá-los e conduzi-los às moradas eternas.
Já falamos de Santa Margarida de Cortona e da sua devoção às almas santas. Conta-se na sua biografia que, ao morrer, viu uma multidão de almas que ela tinha libertado do Purgatório formarem-se em procissão para a acompanharem ao Paraíso. Deus revelou este favor concedido a Margarida de Cortona por intermédio de uma pessoa santa da cidade de Castello. Esta serva de Deus, arrebatada em êxtase no momento em que Margarida partiu desta vida, viu a sua alma no meio deste cortejo brilhante e, ao recuperar do seu arrebatamento, contou a todos o que Nosso Senhor tinha manifestado a ela.
São Filipe Néri, fundador da Congregação do Oratório, tinha uma terníssima devoção para com as santas almas do Purgatório, e sentia uma atração particular por rezar por aquelas que tinham estado sob a sua direção espiritual. Considerava-se muito obrigado para com todas elas, porque a Divina Providência as tinha confiado de modo especial ao seu zelo. Parecia-lhe que a sua caridade devia segui-los até à sua purificação final e à sua admissão na glória do Céu. Confessou que muitos dos seus filhos espirituais lhe apareciam depois da morte, fosse para lhe pedir orações, fosse para lhe agradecer a sua intercessão em favor deles.
Após a sua morte, um padre franciscano de grande piedade estava a rezar na capela onde tinham sido depositados os venerados restos mortais do santo, quando este lhe apareceu rodeado de glória e no meio de um brilhante cortejo. Encorajado pelo ar de amável familiaridade com que o santo o olhava, atreveu-se a perguntar o significado daquele cortejo luminoso de espíritos bem aventurados que o acompanhava. O santo respondeu-lhe que eram as almas daqueles que ele tinha guiado espiritualmente em vida e que, com os seus sufrágios, tinha libertado do Purgatório. Acrescentou que tinham vindo ao seu encontro desde a sua partida deste mundo, para o introduzirem, por sua vez, na Jerusalém Celeste.
'Não há dúvida' - diz o piedoso Padre Rossignoli - 'que, ao entrarem na glória eterna, os primeiros favores que pedem à Divina Misericórdia são para aqueles que lhes abriram as portas do Paraíso e que nunca deixarão de rezar pelos seus benfeitores, sempre que os virem em qualquer necessidade ou perigo. Nos reveses da sorte, nas doenças e nos contratempos de toda a espécie, eles serão os seus protetores. Seu zelo aumentará na proporção em que os interesses da alma estiverem em jogo; eles os ajudarão poderosamente a vencer a tentação, a praticar boas obras, a morrer uma morte cristã e a escapar dos sofrimentos da outra vida'.
O Cardeal Baronius, cuja autoridade como historiador é bem conhecida, relata que uma pessoa muito caridosa para com as almas santas foi afligida por uma terrível agonia quando estava no seu leito de morte. O espírito das trevas sugeriu-lhe os medos mais sombrios e ocultou-lhe da vista a doce luz da Divina Misericórdia, tentando levá-la ao desespero. De repente, o Céu pareceu abrir-se diante dos seus olhos e ela viu milhares de defensores a voar em seu auxílio, reanimando a sua coragem e prometendo-lhe a vitória. Consolada por esta ajuda inesperada, perguntou quem eram os seus defensores. 'Somos as almas que tu libertaste do Purgatório; nós, por nossa vez, viemos para te ajudar, e muito em breve te conduziremos ao Paraíso' - foi a resposta. Perante estas palavras consoladoras, a doente sentiu que os seus receios se transformavam na mais doce confiança. Pouco tempo depois, ela expirou tranquilamente, com o semblante sereno e o coração cheio de alegria.
Tradução da obra: 'Le Dogme du Purgatoire illustré par des Faits et des Révélations Particulières', do teólogo francês François-Xavier Schouppe, sj (1823-1904), 342 p., tradução pelo autor do blog