sábado, 10 de novembro de 2018

NOVENA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO (I)


NOVENA PELAS ALMAS  DO PURGATÓRIO 

Uma Pequena Peregrinação pelo Purgatório em Companhia 
do Sagrado Coração [Nove Dias]

Essa prática corresponde ao desejo do Sagrado Coração: Santa Margarida Maria nela resume as diversas práticas sugeridas por ela às suas noviças, às quais dizia: 'Eis, minhas amadas Irmãs, o modo que me parece ser mais conforme ao desejo do Sagrado Coração de Jesus. Assim executareis mais fielmente a promessa que fizestes a Ele em favor das almas sofredoras do Purgatório'.

ATOS PREPARATÓRIOS 

(orações iniciais para todos os dias da novena)

Oração

Santa Margarida Maria, a quem Nosso Senhor escolheu para estabelecer e propagar por toda parte, como uma fonte inesgotável de graças, a devoção ao seu divino Coração; vós que tendes ouvido as almas do Purgatório pedir-vos este remédio novo, tão salutar em seus sofrimentos, e que tendes libertado por este meio uma multidão dessas pobres prisioneiras, obtende-nos a graça de executar santamente essa piedosa prática de uma pequena peregrinação pelo Purgatório, em companhia do Sagrado Coração de Jesus e da novena pelas almas.

(união de intenções com os fiéis que realizam, diariamente, este santo exercício, na Igreja titular da Obra, situada em Lungotevere Prati, Roma)

Consagração do Dia

Ó divino Coração de Jesus, ao fazer em vossa companhia esta pequena peregrinação pelo Purgatório, nós vos consagramos tudo o que fizemos e esperamos fazer de bem, com o socorro de vossa graça, durante este dia, e vos pedimos apliqueis os vossos méritos em favor dessas almas sofredoras. E vós, santas almas do Purgatório, empregai ao mesmo tempo todo o vosso poder no sentido de nos obterdes a graça de viver e de morrer no amor e na fidelidade ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, correspondendo, sem resistência, a seus desejos sobre nós. Amém.

Oferecimento

Pai Eterno, nós vos oferecemos o sangue, a Paixão e a Morte de Jesus Cristo, as dores da Santíssima Virgem e as de São José, pela remissão de nossos pecados, pela libertação das almas do Purgatório e pela conversão dos pecadores (100 dias de indulgência)

Invocações

Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus eternamente! 
Ó Maria, Mãe de Deus e Mãe de misericórdia, rogai por nós e pelos falecidos! 
São José, modelo e padroeiro dos amigos do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós e pelos falecidos! 

Prelúdio

Desçamos um instante pelo pensamento, com o amor do Coração de Jesus e a abundância de suas graças, às chamas devoradoras do Purgatório!

1. Quantas vêm nesse momento iniciar aí o seu doloroso cativeiro! Como elas são felizes! Livraram-se do inferno para sempre. Estão certas de que chegarão à suprema felicidade. São as amigas de Deus. Estão salvas!

Como elas estão tristes! Acham-se cobertas de mil imperfeições. De muitas penas temporais devidas ainda aos restos dos pecados perdoados. Exiladas por um certo tempo de sua celeste pátria. Condenadas ao fogo expiatório!

2. Que santa legião quase inteiramente purificada se apresta hoje mesmo para voar ao céu! Felicitemo-las, demos a elas o derradeiro sufrágio que apressará em alguns instantes a sua festiva partida, digamos a elas que se lembrem de nós no reino eterno.

3. Que multidão se encontra aí encerrada já há tanto tempo, e que aí permanecerá ainda por longo prazo! Há aí almas desconhecidas, almas abandonadas, almas de seculares, de religiosos, de sacerdotes, almas que nos são caras. Contemplemo-las, ouçamos seus gemidos, dirijamos a elas uma palavra de amizade e de compaixão, prestemos-lhes assistência!

(Novena pelas Almas do Purgatório, pelo Pe. Vitor Jouet, Fundador da Associação do Sagrado Coração para alívio e libertação das Almas do Purgatório)