terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A VIDA OCULTA EM DEUS: CRISTO ENTRA NA ALMA


Por fim, o desejo da alma é realizado e a sua oração é ouvida: Jesus achega-se até ela e entra em seu jardim. Como, meu Deus, adentrai tão suave a alma que vos ama? Ninguém sabe. Ela nem mesmo se apercebe disso. É um segredo de vossa onipotência e de vosso amor. Na verdade, o que importa para a alma não é o 'como' da vossa presença, mas a vossa própria presença, que se torna um fato real. Algo misterioso e profundo, suave e muito doce aconteceu dentro dela. Pressente que Aquele a quem tanto amava e que, até então, estivera recolhido ao mais íntimo do seu coração, começa a abrir caminho suavemente através de sua própria substância e a aflorar à superfície do seu ser. É como se houvesse uma sublimação suave do Bem-amado emergindo do interior da própria alma.

Mas para que a alma interior não possa duvidar da realidade de sua bem-aventurança, Jesus se digna a assegurá-la disso. Ele fala com ela. Às vezes, ele usa a linguagem comum da alma interior, que ouve então claramente uma voz dizendo a si mesma: 'Estou aqui, estou aqui no meu jardim, minha irmã, minha filha, minha amada'. Mas, na maioria das vezes, Jesus fala à alma sem recorrer a palavras, mas com uma linguagem totalmente espiritual. A alma entende que algo lhe é revelado, e que ela compreende. Tudo acontece sob o influxo da pura inteligência: a alma é instruída sem alarde, sem fadiga e sem esforço. Tudo o que tem a fazer é estar preparada para ouvir, e mesmo isso não tem como negar a fazer. A simples obrigação de ouvir essa linguagem divina é doce encanto para ela. Pois a própria alma também é espírito. Por que Deus não poderia comunicar-se diretamente à sua esposa sem ser pelos sentidos, ainda que fossem os sentidos interiores?

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)