sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

03 DE FEVEREIRO - SÃO BRÁS


São Brás, o santo protetor da garganta e dos animais selvagens era brás de brasa, chama, fogo que ardia pelo seu testemunho constante e perseverante na fé e no amor a Deus, mesmo diante das maiores provações. Como médico de formação, São Brás curava os males do corpo. Como santo, tornou-se também médico das almas. O zelo apostólico e a plenitude da sua fé o fizeram bispo de Tagaste, região da Armênia onde nasceu, na segunda metade do século II da nossa era. Médico e bispo, salvou muitas vidas e muito mais almas, tornando-se um dos santos mais venerados da Igreja do Oriente e do Ocidente.

Os milagres que realizava eram quase corriqueiros. Um particularmente espantoso era o seu livre domínio sobre os animais selvagens, mesmo em se tratando das feras mais violentas, que se comportavam como cordeiros em sua presença. Em certa ocasião, uma mulher o procurou desesperada, trazendo nos braços o filho que se sufocava, estrangulado por uma espinha de peixe que lhe atravessava a garganta. São Brás passou a mão sobre a cabeça da criança e, erguendo os olhos, rezou por um instante fazendo o sinal da cruz sobre a garganta do menino. Neste instante, a espinha foi liberada e removida da garganta da criança. 

Com base na recordação deste episódio, é comumente celebrada, no dia de hoje, a bênção da garganta de São Brás. O sacerdote faz o sinal da cruz sobre a pessoa, envolvendo o seu pescoço por duas velas, simbolismo que retrata o relato da tradição de que esta mãe teria levado velas para o santo, quando este estava na prisão. Neste ato, o sacerdote recita, então, as seguintes palavras: 'Por intercessão de São Brás, bispo e mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém'.

A perseguição aos cristãos no Oriente continuou mesmo após a ascensão do imperador Constantino e o final da era dos mártires no Ocidente. Na região da Capadócia, a perseguição era inclemente sob a autoridade de Agricola, amigo do imperador do oriente Licinius Lacinianus (308 - 324). Depois de várias ameaças, torturas e prisões por determinação de Agricola, São Brás foi martirizado no ano 316 após um suplício brutal, que culminou na sua decapitação depois de uma longa tortura com ferros em brasa.