quinta-feira, 9 de abril de 2015

A LEVITAÇÃO DOS SANTOS

(Santo Cupertino 'voando')

O fenômeno da levitação, caracterizado pela ascensão livre do corpo humano no ar sem qualquer ação física externa, constitui um dos fenômenos sobrenaturais mais impressionantes e foi manifestado por vários santos ao longo da história da Igreja, desde os primórdios do Cristianismo (como Simão, o Mago) até santos da nossa época (como Padre Pio, por exemplo). Nesta lista de santos que experimentaram os efeitos da levitação, incluem-se:

Santo Tomás de Aquino
Santo Afonso de Ligório
São Francisco de Paula
Santa Catarina de Sena
São Francisco Xavier
Santa Gemma Galgani
São Geraldo Majella
São João Bosco
São Francisco de Assis
São João José da Cruz
São José de Cupertino 
São Martinho de Porres
São Pio de Pietrelcina
São Paulo da Cruz
São Pedro Claver
São Pedro de Alcântara
São Filipe Neri
Santa Teresa de Ávila
São Tomás de Aquino

No caso de São Cupertino (1603 - 1663), o fenômeno era tão comum e manifestado tantas vezes diante de tantas e variadas testemunhas, que ele foi apelidado de 'santo voador'.  Com efeito, a levitação do santo se dava em caráter rotineiro, em êxtases individuais ou coletivos, no ambiente de sua cela, durante a celebração das missas, diante do papa Urbano VII ou ao ar livre (há cerca de setenta registros formais de suas levitações e incríveis voos durante êxtases em sua  Acta Sanctorum, processo de beatificação oficial). Tais levitações, de tão frequentes, levaram a própria Igreja a forçá-lo a um confinamento de clausura, para evitar manifestações públicas cada vez maiores e mais incontroláveis.

São Geraldo Majella (1726 - 1755) experimentou também inúmeros eventos de levitação, alguns com deslocamentos envolvendo grandes distâncias. Muitas foram as testemunhas que viram o santo em profunda oração, pairando a metros acima do chão. Fenômeno similar aconteceu durante uma procissão pública na sexta-feira santa de 20 de abril de 1753 quando, à vista de todos e ao final da procissão, o santo elevou-se ao ar em êxtase diante da imagem de Cristo Crucificado, nas proximidades do convento das beneditinas em Corato (cidade da província de Bari / Itália), permanecendo nesta condição por largo tempo, como que apoiado em uma nuvem invisível.

Este fenômeno foi manifesto também por vários santos, diante de verdadeiras multidões, enquanto pregavam sermões públicos em eventos religiosos ou missas, como São Francisco de Assis e Santo Afonso Maria de Ligório. Num episódio famoso da vida de São Paulo da Cruz (1694 - 1775), o santo foi arrebatado ao ar diante de várias testemunhas, conjuntamente com a cadeira em que estava sentado, na sacristia de uma igreja. Terminado o êxtase, a cadeira desceu suavemente trazendo incólume o santo até o chão.

Em outros casos, estes eventos foram específicos e singulares, como aquele vivido por Santa Gemma Galgani (1878 - 1903), em setembro de 1901 e descrito em sua autobiografia oficial. Naquela ocasião, a santa, interrompendo os seus afazeres domésticos, fixou seus olhos, com grande adoração, no grande crucifixo pendurado na parede da cozinha da casa. Em profundo estado de contemplação mística do Crucificado viu, de repente, o corpo de Jesus tomar forma e, deslocando a mão direita da cruz, convidá-la a ir ao seu encontro na cruz. Elevada de imediato ao ar, sem quaisquer impedimentos físicos, a santa abraçou Jesus num êxtase de amor.

(Cristo Crucificado que se tornou corpo vivo diante de Santa Gemma Galgani)