quinta-feira, 16 de abril de 2015

TIPOS DE CRUZES (VI)

76. CRUZ DE MALTA

Cruz conformada por quatro setas que convergem para um ponto central, característica de uma cruz de meditação. Sua origem está associada à Ordem dos Cavaleiros de Malta, tendo sido utilizada desde as primeiras cruzadas. Suas oito pontas expressam as bem aventuranças pronunciadas por Jesus no início do Sermão da Montanha, a perfeição de todas as virtudes ou ainda a regeneração da alma.

77. CRUZ OBTURADA

As quatro setas convergentes da cruz de malta (mas não preenchidas) são truncadas por um círculo central vazado, símbolo da perfeição e da eternidade.


78. CRUZ OBTURADA (VARIANTE)


Variante da cruz obturada, em que as setas apresentam formas triangulares preenchidas e que são truncadas por um círculo central vazado.


79. CRUZ OBTURADA (VARIANTE)


Variante da cruz anterior, em que as setas têm as extremidades externas curvas e são truncadas por um círculo vazado e concêntrico a um círculo central preenchido e menor.


80. CRUZ DE PISA


Cruz ligeiramente divergente, de braços com extremidades biseladas e pontas torneadas por três pequenos círculos ou esferas, inserida num círculo preenchido e mais interno a outro círculo concêntrico, vazado e ligeiramente maior. Símbolo da perfeição e da unidade, que representa Cristo rodeado pelos seus doze apóstolos.


81. CRUZ LUNULAR


Cruz estilizada em que os braços da cruz assumem a forma de meias-luas, conformando um mosaico interno em 'quadrado curvilíneo', que é circunscrito por um círculo vazado. Símbolo esotérico da fecundidade, da reencarnação e da energia do cosmos. 


82. CRUZ LUNULAR (VARIANTE)


Variante da cruz anterior sem a presença do círculo externo vazado (símbolo esotérico).



83. CRUZ ROSÁCEA


Cruz vazada e conformada pela linha perimetral de quatro círculos externos iguais (que representam os quatro evangelistas) tangentes a um círculo central de mesmo diâmetro (que não é desenhado).


84. CRUZ ANELAR


Cruz conformada pelo entrelaçamento de quatro círculos (anéis) iguais (que representam os quatro evangelistas), pintados nas cores vermelho, amarelo, azul e verde.


85. CRUZ DA ALIANÇA


Cruz conformada pelo cruzamento de duas alianças ou dos dois elos do número infinito, simbolizando a união matrimonial.



86. CRUZ BASCA


Cruz em forma de um duplo S superposto, com extremidades externas ('vírgulas') espessadas, que simbolizam as quatro cabeças (da palavra basca 'lauburu'), síntese do conhecimento do universo e das crenças gnósticas, representativas das quatro direções cardeais ou dos quatro elementos essenciais (fogo, terra, água e ar). 


87. CRUZ SUÁSTICA OU GAMADA


Variante da cruz de quatro cabeças ou pontas, definida por segmentos retos e ortogonais, de origem muito antiga e comum a vários povos, e tomada como símbolo da ideologia nazista. Pode ser representada como destrógira (com segmentos dirigidos no sentido horário) ou como sinistrógira (com segmentos dirigidos no sentido anti-horário).


88. CRUZ BATISMAL


Cruz conformada pela superposição de uma cruz grega ou quadrada com uma cruz de Santo André, resultando em 8 braços, número que simboliza a regeneração e a vida eterna para os cristãos, sendo, por isso, adotada como símbolo batismal.


89. CRUZ DA ETERNIDADE


Cruz de meditação cujas oito pontas são unidas por um traço comum e continuado, sem origem e término definidos, simbolizando a eternidade sem princípio e sem fim.


90. CRUZ DA ETERNIDADE (VARIANTE)


Variante da cruz anterior, simbolizando a eternidade sem princípio e sem fim.