sábado, 24 de maio de 2014

PADRE PIO E OS SOFRIMENTOS

Uma das principais razões pelas quais o Diabo odiava o Padre Pio tanto é que ele ganhava muitas almas por meio dos seus sofrimentos. Ele comentava frequentemente sobre a magnitude desses sofrimentos espantosos: 'O Pai celeste nunca deixou de permitir que eu compartilhasse os sofrimentos do seu Filho Unigênito, mesmo fisicamente. Estas dores são tão agudas que se tornam absolutamente indescritíveis e inconcebíveis'.

Padre Pio dizia que seus sofrimentos poderiam ser comparados 'aos que os mártires experimentaram quando foram queimados vivos ou brutalmente assassinados por darem o seu testemunho de fé em Jesus Cristo'. Em 25 de novembro 1915, falava que 'Minha condição está se tornando insuportável e eu permaneço vivo apenas por milagre'. Em carta datada de 03 de novembro de 1915, escreveu: 'O Senhor me levou a experimentar as dores que os condenados sofrem nas regiões infernais' e, em 13 de agosto de 1916: '... Eu não estou exagerando quando digo que certamente as almas do Purgatório não padecem de dor maior' e ainda '...Eu estou sofrendo enormemente e sinto que estou morrendo a todo momento'.

Falando a uma pessoa sobre alguns de seus sofrimentos físicos, Padre Pio disse: 'Não é tanto pelos dias. Veja, quando os acontecimentos do dia começam, uma coisa leva a outra, e assim o dia passa. [O pior] São as noites. Se eu me permitir dormir, a dor destes (e ele ergueu as mãos feridas para mostrar os estigmas) é multiplicada muito além da medida'. Respondendo a outra pessoa que lhe perguntou sobre as dores dos estigmas, Padre Pio respondeu: 'Você acha que o Senhor as deu a mim para decoração?'

Outras vezes: 'Basta imaginar a angústia que eu sinto por saber que vou experimentar [as dores] praticamente todos os dias. A ferida no coração sangra abundantemente ... ' E ainda '... Eu estou convicto de que tenho em mim algo que sinto como uma barra de ferro que se estende por baixo do meu coração até o lado inferior direito das minhas costas, que me causa uma dor tão aguda que não me permite qualquer descanso...'

Padre Pio recusava todos os tipos de calor artificial, gás ou aquecedores elétricos, mesmo o calor do carvão vegetal, durante as noites frias de inverno. Uma vez, Padre Pio ficou para 21 dias sem comer. Ele só recebia a Sagrada Comunhão. 'Você tem que se alimentar", dizia o superior. 'Por favor, eu não posso comer'. 'Você deve', insistia o superior e, em poucos minutos, Padre Pio vomitava tudo o que tentava comer. Muitas vezes, Padre Pio tinha falta de apetite, crises de vômito e períodos de transpiração intensa. Ele tinha períodos de febre tão alta que confundia todos os médicos, que não sabiam como tratá-lo. 

Algumas vezes, as temperaturas do Padre Pio eram tão elevadas que o mercúrio extravasava para fora do termômetro. Alguns termômetros comuns quebravam sob as suas axilas. Em uma ocasião, usando um termômetro diferente e que não quebrou, sua temperatura chegou a 127,4 °Farenheit (53°Celsius).

A sua temperatura, às vezes, subia acima de 125°F (mais de 50°C) sem qualquer razão aparente. Fr. Michelangelo, um franciscano que vivia com ele, disse: 'No termômetro comum, não era possível medir a temperatura do Padre Pio ... Eu estava presente uma vez quando o médico quis tirar a sua temperatura e ver se iria mesmo quebrar o termômetro. Padre Pio disse: 'Não, o termômetro vai quebrar!' Em um instante, bang! O mercúrio subiu de súbito e o quebrou imediatamente'

Um médico, que falava a outro médico sobre as altas temperaturas do Padre Pio, disse: 'Quando eu tirei a temperatura dele, [a leitura] saiu fora da escala. Eu tive de usar um termômetro especial, que registrou 125 °F ontem à noite e 120 °F esta manhã. Ele não deveria estar vivo'.

Padre Pio dizia sobre o sofrimento: 'Nenhum sofrimento suportado por amor a Cristo, mesmo mal suportado, ficará sem recompensa na vida eterna. Tem confiança e esperança nos méritos de Jesus e, desta forma, mesmo o barro pobre tornar-se-á o mais fino ouro que vai brilhar no palácio do rei do céu'. Nosso Senhor falou uma vez ao Padre Pio sobre seus sofrimentos, da seguinte maneira: 'Meu filho, eu preciso de vítimas, a fim de apaziguar a ira justificável e divina do meu Pai: renove o seu sacrifício e o faça sem reservas'.

Padre Pio disse também: 'Se as pessoas compreendessem o valor do sofrimento, eles não buscariam o prazer, mas somente sofrer'. Ele já se queixava também com problemas com a cegueira, desde 18 de novembro de 1912. Em 30 de janeiro de 1915, escreveu: '... a minha vista ... tem melhorado ao longo do tempo'. Padre Pio teve um sofrimento adicional por ser convocado para o serviço militar por um período de tempo, apesar do estar em um estado terrível de sua saúde física. 

Outro sofrimento (embora não físico) foi o fato de que Deus muitas vezes revelava a ele o estado das almas de outros, enquanto permanecia no escuro em relação à sua própria alma. Padre Pio dizia: 'Em outras almas, pela graça de Deus, eu vejo claramente; mas na minha própria, não vejo nada além da escuridão'.