segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EXORTAÇÃO AOS MONGES (SÃO PACÔMIO DE TABENNISI)

Filho meu, vigia, seja sóbrio, para conhecer aqueles que montam armadilhas contra ti. O espírito da maldade e da incredulidade teimam em caminhar juntos; o espírito da mentira e da fraude caminham juntos; o espírito da avareza, da cobiça e o do perjúrio, da desonestidade e da inveja caminham juntos; o espírito da vaidade e o da voracidade caminham juntos; o espírito da fornicação e o da impureza caminham juntos; o espírito da inimizade e o da tristeza caminham juntos. Desgraçada a pobre alma em que estes vícios a dominarem! 

Filho meu, medita a todo o momento as palavras de Deus, persevera na fadiga, dê graças em todas as coisas, fuja dos aplausos dos homens, ama a quem te corrige no temor de Deus. Que todos te sejam de proveito, para que sejas de proveito a todos. Persevera em tua obra e em palavras de bondade. Não dês um passo adiante e outro atrás, a fim de que Deus não deixe de amar-te. A coroa, com efeito, será para quem haja perseverado. Obedece sempre mais a Deus, e ele te salvará.

Filho meu, seja misericordioso em todas as coisas. Volta-te até Deus como o que semeia e colhe, e armazenarás em teu silo os bens de Deus. Não ores ostensivamente como os hipócritas, mas renuncia a teus desejos, trabalha para Deus obrando assim por tua própria salvação. Se te fere uma paixão: amor pelo dinheiro, inveja, ódio e outras paixões, vela sobre ti, tenha um coração de leão, um coração valente, combate as paixões e destrua - as em ti.

Filho meu, fuja da concupiscência, porque esta escurece a mente e não permite conhecer o mistério de Deus. Cuida-te dos apetites do ventre, que te fazem alheio aos bens do paraíso. Cuida-te da impureza: ela provoca a ira de Deus e de seus anjos. Foge das comodidades deste mundo, para estardes na alegria do mundo futuro; não te aflijas quando fores ultrajado pelos homens, e sim aflija-te e suspira quando pecardes - este é o verdadeiro ultraje – e quando sejas persuadido por teus pecados.

Filho meu, vigia com toda a solicitude teu corpo e teu coração. Busca a paz e a pureza, que estão unidas entre si, e verás a Deus. Não tenhas disputas com nada, porque quem está em alguma disputa com seu irmão, é inimigo de Deus e quem está em paz com seu irmão está em paz com Deus. Não aprendeste agora que nada é maior que a paz que conduz ao amor mútuo? Se sentes em teu coração ódio ou inimizade, onde está tua pureza? Assim, quem odeia a seu irmão caminha nas trevas e não conhece a Deus. O ódio e a inimizade, com efeito, cegaram seus olhos e não vê a imagem de Deus. O Senhor nos mandou amar a nossos inimigos, abençoar aos que nos maldizem e fazer o bem aos que nos perseguem.