quarta-feira, 30 de maio de 2012

ORAÇÃO: 'AVE MARIA'


 

A Ave Maria é a mais popular das orações dedicadas a Nossa Senhora. A oração é composta por duas partes de origens e datas muito distintas, uma de natureza bíblica e outra de natureza rogatória.

A primeira parte tem origem nas Escrituras, mais especificamente no Evangelho de São Lucas, e constitui a junção das palavras do anjo Gabriel na Anunciação (Lc 1: 28) com a saudação de Isabel a Maria quando da Visitação (Lc 1: 42). A junção destas duas passagens data desde o Século IV ou V da nossa era, com registro documentado no Ocidente desde o Século VII. Em torno de 1262, o nome de Jesus foi inserido no final destas duas passagens, provavelmente pelo Papa Urbano IV, completando a primeira parte da oração.

A segunda parte é constituída também pela junção de dois trechos distintos. O primeiro - súplica pelos pecadores - é encontrada nos escritos de São Bernardino de Siena (1380 - 1444) e dos cartuxos, enquanto o trecho referente à 'súplica na hora da morte' é oriunda  dos escritos dos servitas e de algumas dioceses alemãs. A forma padrão da segunda parte, como é conhecida atualmente, foi formalizada em algum momento do Século XVI e já aparece registrada no Breviário promulgado pelo Papa Pio V de 1568.




AVE MARIA, gratia plena, Dominus tecum. 
Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Iesus.
 Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus,
 nunc, et in hora mortis nostrae. Amen.

Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco! 
Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.