terça-feira, 23 de agosto de 2022

PARA SER UM HOMEM ETERNO... (VII/Final)

    ... SEJA UM FILHO AMOROSO DE NOSSA SENHORA

Todas as coisas que falamos anteriormente são pontes seguras e luminosas para a eternidade junto de Deus. Aquele que se nutre do recolhimento e de vida interior, que se molda pelo sofrimento sem se abater pelas provações desta vida; aquele que se faz homem de oração e coloca em obras a sua fé cristã autêntica; aquele que possui alma de apóstolo, promove a caridade e se conduz em tudo nesta vida com os olhos na eternidade é um Homem Eterno.

Mas, além de todos estes bons e santos caminhos, há um que é uma escada direta para o Céu: amar e viver na presença de Nossa Senhora. Participar e compartilhar a graça de aprender o silêncio, a humildade, a fé e a esperança da Virgem Maria. Tomá-la como guia e exemplo, clamar pelo seu amparo, invocar a sua intercessão como medianeira e advogada nossa, como nossa mãe e como Mãe de Deus.

A eternidade é o único triunfo que vale tudo, a casa de todas as moradas, a fonte de todos os tesouros, a Jerusalém Celeste dos filhos de Deus. Este é a única coisa que tem valor nesta vida: uma vez alcançada, temos tudo; uma vez perdida, não temos nada. Não há meios termos, não há padrões intermédios: Deus nos criou como criaturas destinadas à sua glória e a glória divina não tem medidas porque é infinita. Deus é tudo e nos dá tudo, sem perda alguma. Isto é a eternidade com Deus: Deus infinito conosco. Aquele que se nega a ter tudo, não pode almejar ter um pouco de nada: sem Deus, resta apenas o mergulho medonho no vazio e nas trevas eternas; e isso é o inferno.

Não há caminho mais breve e nem meio mais fácil de encontrar a eternidade de Deus do que com Nossa Senhora por guia. Quem pode interceder melhor por nós junto de Deus do que a Mãe de Deus? A mãe de Jesus Cristo, a Senhora da Misericórdia? Que glória maior pode dar uma alma na eternidade do aquela que foi resgatada por meio da misericórdia divina derramada pelas mãos da Virgem Maria? Almas de Deus em primeiro lugar; e almas prediletas de Maria.

Para ser um homem eterno... seja um filho amoroso de Nossa Senhora. Um filho que ame profundamente a Mãe do Céu. Que aprenda com o exemplo da Mãe, que reze com ela e por ela, que molde a sua vida pela vida dela. Um vida de recolhimento, de silêncio, de oração. Seja um filho amoroso. Que faça o amor a Maria ser uma espada da fé cristã: amar Nossa Senhora de todo o coração, com todas as suas forças e aspirações e a amando-a por completo, na infinitude humana do amor pelo amor infinito de Deus.

Ame, louve e se encante com a Mãe de Deus como um filho amoroso. Um amor que não precisa de exposição, de exterioridades, das palavras humanas, mas feito de silêncio, de recolhimento e de oração, porque era assim o amor de Nossa Senhora por Jesus e foi, esse amor, a obra prima da criação divina entre os homens. A essa Senhora de muitos nomes e muitas honras e louvores, seja um filho de amor sem medidas. Com tal e tanto amor que ela possa ser 'sua' ou, na verdade, 'minha'. Que ela seja 'minha'. Particularmente minha, 'Minha Nossa Senhora...' Eis aí o homem eterno dos homens eternos, aquele que será tudo em Deus como alma predileta de Maria.