sábado, 6 de abril de 2019

15 PEQUENOS ATOS DE PERFEIÇÃO CRISTÃ

1. Logo que desperteis do sono, elevai vossa alma até Deus e dizei: 'Senhor, quero o vosso amor e nada mais. Quero viver sempre em vós e para vós'.

2. Ao vos vestirdes, dizei: 'Senhor, revesti a minha alma das vossas virtudes'.

3 Ao vos despirdes ou quando mudais de roupa, dizei: 'Senhor, despi a minha alma de todos os vícios e principalmente das inclinações que mais vos desagradam'.

4. Antes de sairdes do vosso quarto ou logo que vos for possível, ponde-vos de joelhos e dizei: 'Este dia, talvez o último da minha vida, Deus me concede para apagar os meus pecados e merecer o Céu. Senhor, quero consagrá-lo todo à vossa glória. De mim, nada posso fazer, mas tudo posso em vós e convosco. Meu Jesus, antes morrer que tornar a vos ofender'.

5. Ao cuidardes da vossa aparência ou ao preparardes para ir e alguma ocasião especial, dizei: 'Senhor, enfeita e embeleza a minha alma que tanto anseia por Vós'.

6. Ao sairdes de casa, dizei: 'Santo Anjo da minha Guarda, guardai os meus olhos e todo o meu corpo e minha alma, para que me conserve fiel ao meu Deus durante todo este dia'.

7. Ao entrardes na Igreja, dizei: 'Ó minha alma, vais entrar na casa de Deus, onde tudo deve ser pureza e santidade, mantenha longe de mim todos os pensamentos da terra enquanto vou estar no palácio do Céu'.

8. Ao vos assentardes à mesa, dizei: 'Pai misericordioso, ao mesmo tempo que alimentais meu corpo, alimentai também a minha alma com a vossa graça'.

9. 'Quando fordes descansar, dizei: 'Eis aqui o leito para o descanso do corpo, enquanto minha alma espera o feliz momento de repousar eternamente na glória de Deus'.

10.  Antes de orardes, dizei: Lembra-te, minha alma, que vais agora falar com o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores; dedica, pois, toda a tua atenção e consciência em louvar o Senhor teu Deus'.

11. Quando pecardes, dizei: 'Senhor, pequei porque sou isso que sou, um pobre pecador. Perdoai a minha ofensa e o meu pecado pela Vossa infinita misericórdia, eu vos suplico'.

12. Ao experimentardes sentimentos de tristeza ou sofrimento, dizei: 'Vinde, São José, penetrai a choupana da minha alma e fazei dela manjedoura para o descanso do vosso filho Jesus'.

13. Quando cairdes em tentação, dizei: 'Amparai-me, Senhor, que o teu servo é fraco e dá-me o conforto da Vossa Graça'.

14. Quando estiverdes em teu trabalho, dizei: 'Converta, Senhor, as minhas obras em orações de muitas horas em louvor do Vosso Santo Nome'.

15. Quando estiverdes sozinho, dizei: 'Nossa Senhora, intercedei por mim e fazei que eu possa amar o Vosso Filho como vós o amastes'.

16... (quantos outros destes pequenos atos de fé cristã você será capaz de dizer?)

(Excertos da obra 'Direção para viver cristãmente', pelo Rev. Padre Quadrupani, 1905, com adaptações e inclusões de textos do autor do blog)