quarta-feira, 11 de outubro de 2017

GALERIA DE ARTE SACRA (XXIII)

Uma das obras clássicas da fase madura do grande pintor renascentista Rafael Sanzio é a composição denominada 'A Madona do Peixe', menção à presença do jovem Tobias segurando um peixe, referência, por sua vez, à seguinte passagem do Velho Testamento (Livro de Tobias):

'O pai cego levantou-se e pôs-se a correr, tropeçando. Dando então a mão a um criado, foi ao encontro de seu filho. Abraçou-o e beijou-o, fazendo o mesmo sua mulher, e ambos começaram a chorar de alegria. Só se assentaram depois de terem adorado e agradecido a Deus. Tobias tomou então o fel do peixe e pô-lo nos olhos de seu pai. Depois de ter esperado cerca de meia hora, começou a sair-lhe dos olhos uma belida branca como a membrana de um ovo. Tobias tomou-a e a arrancou dos olhos de seu pai, o qual recobrou instantaneamente a vista' (Tb 11, 10- 15).

A obra foi encomendada por Geronimo del Doce para a capela de Santa Rosa de Lima no Mosteiro de San Domenico (Casa Maggiore dell'Ordine dei Predicatori) em Nápoles / Itália. O peixe é uma alusão direta ao sacramento do batismo, sinal de Cristo. A cura do cego por meio do fel de peixe nos lembra de Cristo curando o homem cego por meio de uma pasta de saliva e pó. 

Um primeiro esboço da composição (26,7 cm x 26,4 cm), feito em giz vermelho sobre papel branco (obra atualmente em Florença na Itália),  representa a Virgem Maria ao centro, com o Menino Jesus no colo, com o jovem Tobias aos pés da virgem, amparado pelo Arcanjo Rafael (o anjo que lhe havia revelado a forma de curar a cegueira do pai com o fel do peixe), e ladeada por São Jerônimo, tradutor da Bíblia para o latim, segurando as Sagradas Escrituras, abertas no Livro de Tobias.


Um segundo esboço (25,8 cm x 21,3 cm) encontra-se atualmente em um museu de Edinburgh na Escócia, detalhando melhor o arranjo (por exemplo, a presença do leão, símbolo de São Jerônimo, aos pés do santo) e o contexto geral da composição.


A impressão final em preto e branco (26,2 cm x 21,6 cm) mostra a composição completa, com todos os detalhes das expressões, vestimentas e posições relativas das figuras presentes (British Museum, na Inglaterra).


A obra final (215 cm x 158 cm), em óleo sobre tela (originalmente óleo sobre madeira) encontra-se atualmente no Museu do Prado, em Madri/Espanha.