quinta-feira, 29 de maio de 2014

CARTAS A MEU PAI (III)

Pai:

S. e eu gastamos um bom tempo discutindo a seguinte questão: como um único pecado mortal poderia condenar um homem à morte eterna? Segundo S., 'isso não faz sentido' porque seria 'muito pouco' para uma alma, que viveu na terra 60 ou 70 anos ser, assim, condenada ao inferno. O argumento destas pessoas que não creem (e, fatalmente, de uma boa parcela de muitos que se dizem 'católicos') é regido pela mais pura lógica humana: o mal se paga com o mal, o bem independe da crença de cada um, o valor do pecado contra Deus é relativo. Quando a razão subsiste na concepção de que Criador e criaturas são meros personagens da dimensão humana, os homens se comportam como deuses e Deus passa a ser uma quimera.

Todo pecado tem infinita gravidade porque cometido contra Deus, Ser Infinito. Assim, qualquer reparação de qualquer pecado implica uma resposta também infinita que só foi possível por Cristo e em Cristo, o Filho do Deus Vivo. É a nossa reparação, ridícula e irrisória que, compartilhada aos méritos infinitos da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, torna infinita a reparação de qualquer um e de todos os nossos pecados diante de Deus. Num pecado venial, fomos tolhidos pelas vicissitudes humanas mas não violamos esta 'partilha' de méritos com Cristo. Num pecado mortal, não apenas a violamos como nos separando definitivamente dela e, neste caso, toda reparação, por maior que possa ser em termos dos valores humanos, é apenas a manifestação ridícula e irrisória de almas destituídas da graça de Deus.   

S. insistiu sobre o valor da caridade e o zelo extremo dado ao próximo por pessoas de outras religiões, pelos 'católicos que são mais do que os católicos'. Que valor humano extraordinário! Quantas ações que constroem o bem e plantam as sementes do amor entre os homens! Riqueza humana que será paga pelo pai, até o último centavo, em riqueza humana, feita de bens materiais ou de alegrias e conquistas nesta vida, na plenitude de dons e de talentos repartidos entre os homens. Tudo isso, no entanto, não vale nada, absolutamente nada, nas eternas moradas; sem a Verdade de Cristo, todos os caminhos são maus; é como um rio de águas límpidas e cristalinas que corre para um abismo de fogo. Nas margens, vicejam oásis e jardins; no destino final, apenas a imensidão do nada.   

T. leu a 'História de uma Alma' e o livro a tocou profundamente, me pediu também para escrever alguma coisa sobre o valor do sofrimento na vida do Padre Pio, o que fiz com muito gosto. Dois santos trabalhando juntos são muito mais eficazes que a intercessão de um para a santificação de sua alma. T. começou a construir seu lugarzinho no Céu e vai ser instrumento de Deus para a salvação de muitos.

Meu Anjo da Guarda insiste comigo que devo domar a minha 'rebeldia'. Que eu preciso ter a tolerância de ouvir tudo que me falam, com santa paciência, e, nem sempre, responder simplesmente o que sei ou o que apenas acho. Lembra-me sempre que uma palavra vã estará perdida para sempre; uma palavra certa pode salvar uma alma. Prometo que estou me esforçando  em me santificar também nas palavras. Que Nossa Senhora de Fátima me guarde e seja meu modelo neste propósito. Amém.

E isso é tudo por hoje, na vida de um filho vosso no meio do mundo. Boa noite, pai. Com a vossa bênção, R.

('Cartas a Meu Pai' são textos de minha autoria e pretendem ser uma coletânea de crônicas que retratam a realidade cotidiana da vida humana entranhada com valores espirituais que, desapercebidos pelas pessoas comuns, são de inteira percepção pelo personagem R. As pessoas e os lugares, livremente designados apenas pelas suas iniciais, são absolutamente fictícios).