terça-feira, 1 de março de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: A ALMA REFÉM DO AMOR DIVINO


A alma interior foi verdadeiramente conquistada pelo amor divino. Ele pode ter-se acercado dela por um longo tempo, mas finalmente a tomou para si. Imprimiu no íntimo dela, com grande júbilo, a sua bandeira - a Cruz. A partir daí, Ele reina soberano. Tudo lhe pertence: espírito, coração, sentidos e bens. A alma interior, incensada pela completa imersão da caridade divina, canta a beleza, a força e a glória de Deus. Ela temeu perder a sua liberdade se abrisse por inteiro as portas do seu coração. Mas agora entende que a verdadeira liberdade é tornar-se escrava do amor divino. Pensou até que tudo poderia lhe ser tirado e agora sabe que, ao contrário, tudo na verdade lhe foi dado.

Mas a alma não foi apenas conquistada pelo Amor, mas agora também é refém do amor divino. Ela não apenas vive dele, mas é consumida por ele e nele morre. Um fogo interior a devora sem descanso, dia e noite. Tênue na sua origem, esse fogo cresce e torna-se devastador. Nada lhe ignora; tudo alcança, tudo purifica, tudo alimenta, tudo transforma. Um observador atento perceberia que há algo misterioso e divino nesta alma. Como, de fato, poderia esconder esse fogo ardente sem ser visível o seu brilho admirável? Seria praticamente impossível. Pelo contrário, chega um momento em que o próprio Deus acaba permitindo que esse fogo de amor seja exposto a todos. Uma vez conquistada e depois, ornada pela caridade divina, a alma interior torna-se um arauto do Amor eterno, que é propagado todo o tempo. Não importa em que ambiente esteja; mesmo na mais profunda solidão a sua chama permanece viva e, ainda que não pudesse falar ou escrever, ela se manifestaria no rezar, no sofrer, no amar...

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)