domingo, 24 de junho de 2018

O NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA

Páginas do Evangelho - Solenidade da Natividade de João Batista


No Evangelho deste domingo, nos defrontamos, mais uma vez, com os mistérios da graça: o nascimento de São João Batista, aclamado pelo próprio Cristo como 'o maior dentre os nascidos de mulher' (Mt 11,11), precursor do Salvador do mundo. E, como precursor do Messias, João se autoproclamou 'a voz que clamava no deserto', símbolo dos terrenos estéreis e calcinados das almas tíbias e vazias dos homens daquele tempo. Era preciso gerar vida, frutos e abundância de graças nos corações dos homens duros e insensatos para receber o Cristo da Redenção, prestes a chegar.

O Evangelista São Lucas nos conta que João Batista nasceu numa cidade do reino de Judá, perto de Hebron, ao sul de Jerusalém. Seu pai foi o sacerdote São Zacarias (da geração de Aarão) e sua Mãe foi Santa Isabel (da geração de Davi), prima da Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Lucas descreve com singular discrição as circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento do maior dos profetas: Isabel, estéril e já idosa, viu tornar-se realidade a promessa que o arcanjo São Gabriel havia anunciado a Zacarias, seu esposo, que ela daria a luz a um filho. O menino deveria chamar-se João e seria o precursor do Salvador. O menino, pela graça de Deus, haveria de escapar do massacre das crianças inocentes como ordenado por Herodes.

Os mistérios da graça se impuseram até mesmo na escolha do nome do Precursor: 'Ele vai chamar-se João' (Lc 1, 60). A escolha do nome entre os judeus era um ato que ocorria imediatamente após as orações rituais da cerimônia de circuncisão, em presença de várias testemunhas e era comumente associado a algum parente ou algum fato relacionado à família. Não foi esse o caso, daí o certo ar de espanto das testemunhas: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' (Lc 1, 61). E Zacarias vai confirmar a escolha por escrito: 'João é o seu nome' (Lc 1, 63). E João haveria de ser João Batista, o João que batizava.

Das circunstâncias humanas singulares do nascimento de João Batista, manifestaram ainda maiores as sobrenaturais e, por esta razão, um temor sagrado preencheu o coração de todos os que foram as testemunhas do fato: 'O que virá a ser este menino?' (Lc 1,66). João Batista será o Precursor por excelência de Jesus Cristo, a voz que clama no deserto para tornar receptiva a Palavra Viva a ser semeada em terra fértil. No deserto ou na prisão, o primado de João será o da plenitude inabalável da fé cristã; nele tem fim a sucessão dos profetas, nele se faz definitivamente nova a missão dos homens como apóstolos.