segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

O PECADO DO ESCÂNDALO

(Cornelius a Lapide, 1597 - 1637)

O escândalo

O escândalo, diz Santo Tomás, é uma palavra ou uma ação que carece de retidão e que causa a ruína do próximo. O escandaloso é um homem pernicioso, diz a Escritura, que se insinua com palavras pérfidas, fomenta o mal em seu coração depravado e semeia a discórdia o tempo todo (Pv 3, 13-15). O escandaloso, diz São Efrém, perde a fé, cai nos vícios, despreza os sacramentos, zomba do inferno e nunca se ocupa das coisas de Deus (Sermão IV).

A gravidade do pecado do escândalo

Ai do mundo por causa de seus escândalos! Ai do homem que causa o escândalo!, diz Jesus Cristo (Mt 18,7). A Sagrada Escritura normalmente não fala nestes termos, exceto quando se trata de um pecado muito grave. Nosso Senhor Jesus Cristo referiu-se ao escândalo como um grande pecado, quando disse: 'se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar' (Mt 18, 6).

Os homens maus, diz São Paulo, e os homens ímpios irão de mal a pior, errando e fazendo outros errar (II Tm 3,13). 'O escandaloso se prostituiu para fazer o mal', diz a Escritura (III Rs 21,20). 'Ele se vendeu para ser escravo do pecado', diz São Paulo (Rm 7,14). 'O escandaloso é, para os outros, um princípio de ruína; come e bebe a iniquidade e a devora... e alcança os últimos limites do mal', diz o profeta Malaquias (Ml 1, 4).

O escândalo é um pecado monstruoso contra Deus, contra o próximo e contra aquele que o comete; subtrai a glória de Deus, rouba a alma do próximo e fecha as portas do céu ao escandaloso. Crime tremendo; que crime pode ser maior do que matar uma alma? Crime diabólico portanto, porque o demônio foi homicida desde o princípio, diz Jesus Cristo (Jo 8,44). Crime contra o Espírito Santo porque ataca diretamente a caridade e o Espírito Santo é a própria caridade... crime essencialmente oposto à obra da Redenção. Jesus Cristo morreu para salvar as almas e as vidas escandalosas vivem para matá-las... 

O crime de escândalo é um pecado direto contra o próprio Jesus Cristo, como confirmado pelo apóstolo: 'pecando vós contra os irmãos e ferindo sua débil consciência, pecais contra Cristo' (I Cor 8,13). As palavras de São Paulo dirigidas ao mágico Elimas podem ser aplicadas aos escandalosos: 'Filho do demônio, cheio de todo engano e de toda astúcia, inimigo de toda justiça, não cessas de perverter os caminhos retos do Senhor!' (At 13, 10).

A perversão do escândalo

A respeito dos homens que induzem o escândalo, as Sagradas Escrituras fazem muitas referências, descrevendo-os como sendo a antiga serpente que seduz com promessas enganosas, como a serpente escondida na relva, como o leão que espreita a sua presa. 'Os escandalosos desvelam-se na capacidade para fazer o mal, para fazer a todos cair no mal', diz o profeta Isaías (Is 29,21). 'Eles se regozijam quando praticam o mal', dizem os provérbios, 'e tremem de alegria na iniquidade' (Pv 2,14). 'Sua única ocupação é levar o próximo à perdição' (Jr 4,4).

'O escandaloso', diz São Agostinho, 'tem vergonha da modéstia e se vangloria de que não a conhece'. 'Os escandalosos se perverteram', diz o salmista, 'e se entregam a pensamentos abomináveis' ​​(Sl 13, 1). 'O seu coração é um abismo de corrupção, cheio de vermes e de tudo o mais que haja de tão asqueroso' (Sl 53,26). São João Crisóstomo chama aos escandalosos de bestas ferozes e carnívoras. 

Os escandalosos são lobos - diz São Gregório - que não deixam de devorar diariamente, nem os corpos, mas as almas (Homil). 'Considere' - diz em outra ocasião São João Crisóstomo -  este [o escandaloso] como um novo Herodes, dedicado a promover horrores sobre horrores, homicídios sobre homicídios, precipitando-se furiosamente sobre todos os excessos e possuído por demônios, cheio de raiva, fúria e inveja, quebrando todas as regras e destilando toda a sua raiva contra inocentes' (Homil. in Math.).

'Aquilo que os hereges fazem com seu ensino adúltero' - diz São Bernardo - 'o escandaloso faz com os seus maus exemplos e o mal que eles fazem é maior que os estragos dos hereges, assim como as ações são superiores às palavras' (Lib.consid.). Que crime maior pode haver do que vir a perder uma alma feita à imagem de Deus, criada para uma ditosa imortalidade, e resgatada com o sangue de Jesus Cristo? ... é um sacrilégio horrível, que parece muito mais iníquo que o crime daqueles que puseram suas iníquas mãos sobre o Senhor de Majestade (Serm. de Convers. S. Pauli).

Os maus exemplos dos grandes, daqueles que são constituídos em autoridade, excitam e inflamam para o mal: fazem com que os demais se sintam no direito de praticar o mal também. Desgraçados aqueles que, elevados ao governo dos outros, dão escândalo! Os magistrados, os juízes, os pastores, os pais e as mães, os patrões e os superiores, os preceptores e as preceptoras, devem dar especialmente o bom exemplo, sob pena de responder pelas almas que lhes foram submetidas.

Os vários tipos do escândalo

1. Escândalo pelas palavras: assim como um vaso impuro expande um odor infecto, a alma corrompida manifesta com seus discursos a corrupção que contém, macula aqueles que ouvem os seus propósitos e os torna culpados e maus. 'Sua garganta', diz o salmista, 'é um sepulcro aberto' (Sl 5, 11) e 'sua língua é como uma flecha penetrante' (Sl 9,8).

2. Escândalo pelos olhos. Todas as paixões estão pintadas em seus olhos e eles se comunicam por este meio. Milhões de almas estão no inferno por causa de olhares pecaminosos, que foram para os outros motivo de queda.

3. Escândalo pelos escritos. Os livros imorais, tanto contra a religião como os bons costumes, as músicas profanas, os artigos irreligiosos, mentirosos e blasfemos, as peças e filmes obscenos, as pinturas vulgares, as estátuas indecentes, etc., são exemplos de deploráveis escândalos.

4. Escândalo de ações: expresso pelo mau exemplo dado com atos de impureza, embriaguez, raiva, vingança, etc.

5. Escândalo de omissão: orações descuidadas, sacramentos e ritos litúrgicos aplicados de forma negligenciada; escândalos de omissão, indiferença e de preguiça...

Evitar o escândalo e os homens do escândalo

'Não dê a ninguém qualquer motivo de escândalo', diz o grande apóstolo (II Cr 6,3). 'Que nenhum discurso maligno saia da sua boca, mas senão aquilo que seja bom para aumentar a fé e dar graça ou inspirar misericórdia aos ouvintes', diz o apóstolo (Ef 4,29). Devemos agir sem cessar para que todo o nosso comportamento seja para os outros um exemplo contínuo.

Um pouco de levedura faz fermentar toda a massa, diz São Paulo (I Cr 5,6). O ar empesteado ataca toda a multidão, uma enfermidade contagiosa propaga-se a todos; o escândalo é um odor mortífero, cujas emanações acercam-se de todos e muito longe. Como disse Jesus: 'Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa! Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor para ti entrares na vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no fogo eterno. Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena' (Mt 18, 7-9). 

Por isso, afastai-vos de um amigo, vizinho ou de qualquer um que vos escandalize e ainda que estas pessoas vos fossem tão necessárias como as mãos, os pés ou os olhos, cortai, separai e arrancai-as de vós, rompendo toda afeição e qualquer laço de interação com elas. 'Feliz o homem', diz o salmista, 'que não se deixa levar pelos conselhos dos perversos, nem se detém no caminho dos pecadores' (Sl 1,1).

(Cornelius a Lapide, 'Comentário sobre a Sagrada Escritura', adaptação e tradução do autor do blog)