segunda-feira, 30 de julho de 2012

31 DE JULHO - SANTO INÁCIO DE LOYOLA

(31/05/1491 - 31/07/1556)

O fundador da Companhia de Jesus (cujo lema é Ad Maiorem Dei Gloriam - Para a Maior Glória de Deus) concebeu os seus famosos Exercícios Espirituais como um meio de exame da consciência por meio da oração, contemplação, meditação ou outra atividade espiritual. Para o pleno exercício diário deste exame de consciência, Santo Inácio estabeleceu uma sequência de cinco passos:

Primeiro Passo: Colocar-se na presença de Deus. Deus está aqui comigo, agora. E minha oração é a manifestação da Graça de Deus em minha vida, sempre.

Segundo Passo: Pedir a Graça de Deus. Pedi e recebereis, assim diz o Senhor. Que se  cumpra em mim a Vontade do Pai e mais nada.

Terceiro Passo: Meditar a Palavra de Deus. No silêncio desse momento, que eu seja capaz de ouvir e fazer ressoar a Voz de Deus no mais profundo da minha alma.

Quarto Passo: Conversar com Deus. Agora sou eu que coloco nas mãos de Deus todo o amor humano nascido no mais íntimo do meu coração.

Quinto Passo: Fazer um Diário Espiritual. Deus me sonda a alma e o coração. E abre para mim um caminho de Vida Espiritual para um Apostolado Leigo.