sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

EXAME DE CONSCIÊNCIA (XXV/Final)

    

XXV. Orações Após a Confissão

Oração I

Ó meu Deus, manifesto agora a bondade do vosso perdão. Conheço a bênção da vossa misericórdia e agora estou radiante e com forças renovadas. Todos os meus dias abençoarei o vosso nome, professarei a vossa bondade, responderei à vossa vontade e graças para que a vossa glória seja conhecida em todos os lugares. Amém.

Oração II

Ó meu Jesus, confessei todos os meus pecados da melhor maneira possível. Tentei sinceramente fazer uma boa confissão e sei que Vós me perdoastes. Obrigado, querido Jesus! O vosso coração divino está cheio de amor e misericórdia pelos pobres pecadores. Eu vos amo, ó meu Jesus; Vós sois tão bom para mim!  Meu amoroso Salvador, tentarei evitar o pecado e amar-vos mais a cada dia.  Ó minha Mãe Maria, rezai por mim e ajudai-me a cumprir todas as minhas promessas. Protegei-me e não me deixeis cair novamente no pecado. Ó meu Deus, ajudai-me a levar uma vida santa pois, sem a vossa graça, nada posso fazer. Amém.

Oração III

Senhor de misericórdia, com o coração contrito, eu vos agradeço porque me livrastes dos meus pecados. Deixai que o Espírito Santo guie a minha vida para que a minha alma possa dar frutos de amor, alegria, paz, paciência, bondade, confiança, gentileza e autocontrole.  Renovai o meu desejo de ser vosso filho e servo fiel, aumentai a minha dependência amorosa de Vós e concedei-me a alegria e a paz de coração que advêm de fazer sempre a vossa santa vontade. Amém.

(Excertos da obra 'An Examination of Conscience', de Fr. Robert Altier, 2002)