sábado, 23 de dezembro de 2023

OS QUATRO SEGREDOS DO ADVENTO

O PRIMEIRO SEGREDO: A ANUNCIAÇÃO


'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' (Lc 1, 28). A saudação do Anjo Gabriel é dirigida àquela que levou à perfeição nesta terra o amor de Deus. Cheia de graça Maria está desde a sua concepção, cheia de graça Maria passou cada momento de sua vida, cheia de graça Maria praticou cada ação ou pensamento nesta terra. Cheia de graça está, portanto, Maria diante a saudação do Anjo, como templo de santidade e da ciência infusa de todas as virtudes, dons e graças possíveis e imagináveis à natureza humana. E Maria de todas as graças perturbou-se. As revelações do Anjo a tornavam co-redentora da humanidade e bendita entre todas as mulheres, como Mãe de Deus: 'Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi' (Lc 1, 31 - 32). E Maria de todas as graças oferece-se como serva e escrava do seu Senhor e do seu Deus: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' (Lc 1, 38). 

O SEGUNDO SEGREDO: A CONCEPÇÃO


E Maria guardava todas estas coisas em seu coração, levando em seu ventre virginal o Divino Jesus feito homem. Não toma a sua missão como um privilégio, mas como instrumento e serviço à santa vontade de Deus. Pela vossa fortaleza diante do chamado divino e pela vossa confiança absoluta aos desígnios da graça, concedei-nos, ó Mãe, a fortaleza para suportar as misérias, contratempos, desprezos e provações desta vida e a confiança para seguir sempre os vossos passos nas jornadas da virtude'.

O TERCEIRO SEGREDO: A PROVAÇÃO


'Ó Maria, Mãe e Rainha celestial, eis o teu legado de provação contínua: em estado de gravidez avançada, suportar as duras fatigas da jornada de Nazaré a Belém, de porta em porta pedindo pousada, sem encontrar abrigo para o nascimento de Deus entre os homens. 'Ó Minha Mãe, assim como vós suportastes miséria, provações e desdenhosas negativas quando, sem desanimar, imploravas pousada nesta jornada, transmiti-nos, ó Virgem Santíssima, essa mesma submissão e humildade vossa, para que o meu coração somente possa dar abrigo a um amor puro, piedoso e sincero como o da vossa Sagrada Família'.

O QUARTO SEGREDO: A REDENÇÃO


Aproxima-se o feliz momento em que Maria, junto ao seu castíssimo Esposo, há de dar a luz ao Redentor do mundo. As falanges dos anjos, arcanjos e querubins e a humanidade dos eleitos em júbilo proclamam a glória destes tempos benditos e clamam juntos:  'Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade'. Desvenda-se o véu do sobrenatural e do divino: está prestes a irromper a aurora do cristianismo, a civilização cristã, a santa e bela Igreja de Cristo. A Terra vai receber o Senhor dos senhores, o Filho de Deus vivo. E o Céu só precisa esperar mais um pouco para ser o Paraíso de uma miríade de homens.