A Cruz Ortodoxa Eslava (de cunho restrito a certas igrejas ortodoxas como a igreja russa, por exemplo, mas que não é usual ou tradicional em outras variantes ortodoxas, como na Grécia, por exemplo) possui uma configuração bastante particular, compreendendo duas outras barras transversais à barra vertical, posicionadas distintamente, acima e abaixo, em relação à barra horizontal principal.
Todo o conjunto é fortemente assinalado por um simbolismo de imagens e inscrições (destacando-se aqui tão somente a simbologia da configuração bastante singular da própria cruz, particularmente em relação à barra inferior). A barra superior, curta e horizontal, evoca a placa fixada à cruz de Jesus, contendo a inscrição: 'Este é o Rei dos Judeus' (Lc 23, 38) ou 'Jesus de Nazaré, rei dos judeus' (Jo 19,19) ou ainda como 'O Rei da Glória', forma usual no contexto da iconografia ortodoxo greco-bizantina.
A barra inferior curta representa o apoio para os pés do crucificado; a morte de cruz tende a ocorrer por intensa agonia, exaustão e asfixia, a partir do momento em que o crucificado não consegue mais sustentar o peso do corpo pelo apoio dos pés. Mas há nela um simbolismo adicional: a placa é inclinada da direita para a esquerda: a ponta direita se eleva em direção ao Céu (destino final dos justos), enquanto a ponta esquerda se inclina em direção à terra (o inferno destinado aos condenados). O simbolismo dessa representação evoca ainda o destino eterno dos dois ladrões entre os quais Jesus foi crucificado: um premiado com a salvação eterna: 'Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso' (Lc 23, 43) e o outro condenado eternamente como blasfemador e ladrão obstinado.