quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TIPOS DE CRUZES (II)

16. CRUZ ALÇADA OU EGÍPCIA


De interpretação variada, esta cruz seria um símbolo da imortalidade e da vida eterna. O laço superior seria o símbolo da divindade governando a humanidade e tudo que é terreno, simbolizado pelo T inferior. O laço, o braço horizontal e o braço vertical inferior são interpretados também como símbolos do sol, do céu e da terra, respectivamente, ou ainda, da razão, da vontade e da ação, respectivamente.

17. CRUZ DE SANTO ANTÔNIO


Variante da anterior, na forma de uma cruz latina e a mesma simbologia da vida eterna (laço superior), comumente adotada pelos cristãos primitivos.




18. CRUZ DA EVANGELIZAÇÃO




Representada por uma cruz latina encimando um círculo preenchido que simboliza o globo terrestre (o mundo).







19. CRUZ TRIUNFANTE




Constitui uma variante do símbolo da evangelização mundial, representando o reinado trinfante de Jesus Cristo sobre o mundo. 



20. CRUZ DOS APÓSTOLOS



Representada por uma cruz latina com 12 círculos menores (os doze apóstolos) ladeando um círculo maior (Jesus Cristo) situado na junção dos dois braços da cruz.




21. CRUZ DOS EVANGELISTAS



Representada por uma cruz latina encimando uma plataforma constituída por quatro bases, simbolizando os quatro evangelistas.


22. CRUZ DO CALVÁRIO


Representada por três cruzes latinas (três escalas diferentes da subida do Senhor ao Calvário) apoiadas sobre o símbolo do Gólgota.




23. CRUZ PATRIARCAL


É uma cruz eclesiástica, adotada por cardeais e arcebispos como símbolo de distinção hierárquica. Apresenta como feição particular um segundo braço superior, menor, que representa a inscrição que Pilatos ordenou colocar na cruz de Jesus. 


24. CRUZ DOS ARCANJOS




Representada por uma cruz latina encimando uma plataforma constituída por três bases, simbolizando os três arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.



25. CRUZ TRIPLA OU PAPAL




É uma cruz encimada por três braços horizontais de diferentes dimensões, simbolizando a divindade, a Igreja e a humanidade, constituindo o emblema do papado.



26. CRUZ ORTODOXA

O braço superior representa a inscrição que Pilatos ordenou colocar na cruz de Jesus. Os braços intermediário e inferior representam os travessões da crucificação das mãos e para apoio dos pés de Jesus, respectivamente. 



27. CRUZ ORTODOXA ESLAVA

O braço superior representa a inscrição que Pilatos ordenou colocar na cruz de Jesus. O braço inclinado inferior está provavelmente associado à cruz de Santo André (em forma de X), uma vez que foi, por meio deste apóstolo, que o cristianismo foi introduzido nos países eslavos.


28. CRUZ DAS CATACUMBAS

Constituída por duas cruzes latinas, simétricas em relação ao travessão horizontal maior. Representa a cruz de Cristo (superior) se impondo à cruz do mal (invertida e inferior). Nesta simbologia de opostos, representa o bem e o mal, o céu e a terra ou ainda o céu e o inferno.


29. CRUZ NATALINA

Cruz em forma de estrela que simboliza o nascimento de Jesus.





30. CRUZ ESTRELA DO ORIENTE


Variante da cruz natalina, possui também forma de estrela que simboliza o nascimento de Jesus.