domingo, 27 de maio de 2018

ABERRAÇÕES LITÚRGICAS (IX)

'Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!' (Mt 18,7)


No domingo passado - domingo de Pentecostes - o padre João Batista de Almeida, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, celebrou no Santuário uma missa especial (mais uma daquelas 'missas especiais') e dirigida a uma 'romaria' organizada pelo Partido dos Trabalhadores, em favor da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O que já seria um escárnio ao rito litúrgico, tornou-se um escândalo público. Durante as orações pela comunidade, um leitor fez a seguinte intenção explícita: 'Pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que Nossa Senhora Aparecida o abençoe e dê muitas forças e se faça a verdadeira justiça para que o quanto antes ele possa estar entre nós, construindo com o nosso povo um projeto de país que semeie a justiça e a fraternidade, rezemos ao senhor...'. E os 'crentes' fervorosos da 'romaria' organizada pelo Partido dos Trabalhadores, de camisetas vermelhas estampando a imagem de Lula (e vermelha é a cor da liturgia de Pentecostes), entre palmas e aclamações, responderam em uníssono: 'Envia o teu espírito, Senhor, e renova a face da terra'. Um Pentecostes aviltado; uma conclamação blasfema ao Espírito Santo. Tristes tempos, pobres padres, falsa Igreja de Cristo.

Que os responsáveis pelo Santuário de Aparecida não se preocupem em pedir perdão 'pela dor que geraram à Mãe Igreja, aos fiéis e às pessoas de boa vontade', como fizeram em nota formal. Que se preocupem (e muito!) pelas suas pobres almas e em prestar contas ao Pai por um pecado de escândalo público, notório, e sacrílego. Porque ai do homem por quem vier o escândalo; ai do sacerdote que profana a Santa Missa com marolinhas ideológicas, ai do religioso que invoca a Santa Mãe de Deus para prover de bênçãos lobos em pele de ovelhas, ai da Igreja que se verga servilmente às estultices deste mundo. 

P.S.: Muitas vezes lamentamos o abuso e os desvios litúrgicos da Santa Missa cometidos por alguns padres e esquecemos daquelas que são celebradas por sacerdotes dedicados e no rigor litúrgico devido. Que Deus os ilumine sempre! E que Jesus e Maria nos possam legar sempre sacerdotes bons e fieis ao Evangelho, Sagradas Eucaristias e Santas Missas!