sábado, 30 de janeiro de 2021

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA DE SÃO JOÃO BOSCO


São João Bosco foi dos poucos santos do mundo a serem fotografados. A primeira fotografia do santo é essa, na qual ele aparece rodeado por um grupo de meninos reunidos no seu Oratório. Quando foi solicitado a fazer a fotografia, com o intuito de divulgar melhor o trabalho desenvolvido no Oratório, exigiu que fosse um registro capaz de exprimir com solidez a alma do seu apostolado.

Pela imposição de que todos deveriam permanecer quietos durante a foto (condição exigida à época para se obter uma adequada qualidade fotográfica da exposição), optou pela imagem dos meninos em redor dele durante um ato de confissão. Para isso, escolheu Paolo Albera (que seria, mais tarde, o seu sucessor como reitor-mor da Ordem Salesiana) como penitente, dando-lhe, então, como sobreaviso: 'põe-te de joelhos e apoia a tua fronte na minha: assim conseguiremos estar mais tempo sem nos mexermos'.

Eis aí fotografia daquele momento marcante, que ficou depois exposta em lugar de destaque no Oratório, como testemunho vivo da missão espiritual de São João Bosco. Amanhã é o dia que a Igreja celebra a memória desse grande santo.

São João Bosco, rogai por nós!