quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PIO X E A SANTA COMUNHÃO

O papa São Pio X é reconhecido como o papa da Eucaristia, da codificação do direito canônico, da condenação ao modernismo e da restauração da música sacra. Todas estas honras são preciosas para descrever o seu glorioso pontificado na Igreja. Muitos outros predicados, entretanto, igualmente gloriosos, muitas vezes são pouco enfatizados.

Um deles era o cuidado extremado do papa com a manifestação do sagrado aos pequeninos, o que defendia ser necessário estabelecer desde a mais tenra idade. Há muito o jansenismo deixara como realidade um conceito demasiado severo de Deus e a imposição de preocupações exageradas para a comunhão das crianças, o que não era permitida antes dos 12 anos ou até mais em muitos lugares. 

Pio X estabeleceu a idade de 7 anos para se fazer a primeira comunhão e, assim, criar nos mais pequeninos, desde muito cedo, a devoção a Jesus Sacramentado. Para ele, bastava como base religiosa para receber o sacramento, que os pequeninos fossem capazes de saber as verdades fundamentais da fé cristã e ter clareza de distinção entre a ceia eucarística e a alimentação com o pão comum.


Um fato concreto ilustra bem estes cuidados extremados. Certa ocasião, uma senhora apresentou ao Santo Padre o seu pequeno filho, para receber dele uma bênção especial e este a interpelou:

- 'Quantos anos ele tem?'
- 'Quatro, santidade, e espero que em breve ele possa receber a comunhão'.

Pio X dirigiu-se, então, paternalmente à criança:

- 'Quem você recebe na comunhão?' 
- 'A Jesus Cristo'.
- 'E quem é Jesus Cristo?
- 'É Deus', respondeu o pequeno sem hesitar.

Virando-se para a mãe da criança, deliberou:

-'Traga-o aqui amanhã e eu mesmo lhe darei a comunhão'.