sábado, 26 de maio de 2012

TUDO VOS FOI REVELADO* (APRESENTAÇÃO)

   É um princípio divino que a intervenção direta de Deus na história humana é precedida por numerosos sinais, variados e de amplitude universal. Neste contexto, pode-se afirmar que, quanto mais importante for a intervenção, maiores e mais abundantes deverão ser os sinais premonitórios e, principalmente, maior a expressão em Deus daquele pelo qual se faz o anúncio prévio desta intervenção. A vinda do Messias exigiu uma longa e cuidadosa preparação, permeando séculos de anunciação pelos profetas do Antigo Testamento. Em outros períodos críticos da história humana, gigantes como Santo Agostinho, São Vicente Ferrer ou São Luís Maria Grignion de Montfort foram arautos privilegiados das mensagens de Deus aos homens. No atual período da história humana, o arauto de Deus não se trata de um grande profeta, nem um santo e nem mesmo um anjo; é a própria Mãe de Deus que conclama a humanidade, através de um sem número de aparições e manifestações, de La Sallette às mensagens que Ela está dirigindo agora a muitos de seus filhos privilegiados no mundo inteiro, para se preparar para os extraordinários eventos que estão na iminência de ocorrer. Este fato, Nossa Senhora como Profetiza da intervenção do Pai na história contemporânea, constitui o drama e a bem-aventurança dos tempos que vivemos: drama porque sendo a Mãe de Deus a prenunciadora da ação divina, é de se esperar fatos e intervenções de uma gravidade sem paralelo na história da humanidade; bem-aventurança porque Ela não somente revela que o seu Imaculado Coração Triunfará como nos dá todos os meios para a nossa salvação e co-participação no triunfo do seu Imaculado Coração.

Toda e qualquer mensagem das aparições de Maria nos tempos atuais estão inseridas num contexto único e universal de preparação e salvação dos homens dos tempos finais. Com efeito, as manifestações da Mãe de Deus, particularmente no nosso século, reforçam, esclarecem e complementam verdades pré-anunciadas nos Evangelhos. Em inúmeras ocasiões, a Mãe de Deus tem reiterado a gravidade dos tempos em que vivemos e anunciado serem estes tempos os tempos finais. As mensagens bíblicas dos tempos finais (Apocalipse, Evangelhos, Segunda Carta aos Tessalonicences, Livro de Daniel, etc) são confirmadas e enfatizadas pelas mensagens prévias de La Salette (1846) e Lourdes (1858) e são ratificadas, sempre no contexto de uma mesma mensagem única e universal de conversão e salvação da humanidade, nas aparições e mensagens de Fátima e dezenas de outras no Brasil e em todo o mundo. Esta concentração extremada de manifestações de Nossa Senhora (além de outras manifestações específicas de Jesus) e o caráter angustiado e aflito das suas mensagens são uma reafirmação cabal e impressionante de que estamos vivendo um período ímpar e crucial da humanidade e passível de uma intervenção divina sem precedentes na história humana. No contexto destas dezenas de aparições e manifestações diversas (imagens que choram ou sangram, milagres eucarísticos, fenômenos inexplicáveis, etc), a mensagem é essencialmente a mesma, dirigida a todos os homens e pode ser resumida nos seguintes pontos:

1. A perseverança inabalável nas verdades e na atualidade do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador e ao firme compromisso aos sacramentos da Igreja, em contraposição à perda generalizada da fé e a uma era de apostasia universal. Para isso, Ela se nos apresenta como o modelo a ser seguido – Maria, a Virgem fiel – conclamando-nos, em um apelo preocupante e aflito, à consagração ao seu Imaculado Coração;

2. A necessidade de conversão plena e imediata pelos caminhos da oração (particularmente o Rosário), o jejum e a penitência, fazendo uso da confissão freqüente, intensa vida eucarística, fuga do pecado a qualquer preço e vida íntima na graça de Deus, em contraposição a uma civilização atéia e materialista, forjada na adoração às falsas divindades do poder, do dinheiro e do prazer;

3. A união irrestrita ao Papa e à unidade da Igreja, em contraposição à sua desestruturação e à contínua propagação de doutrinas estranhas e heréticas ao Evangelho de Cristo e à contestação aberta ou velada ao Santo Padre e à recusa ao seu magistério;

4. A conscientização da gravidade e da natureza apocalíptica dos tempos atuais, com sinais claros e incontestes do final dos tempos, da Segunda Vinda de Cristo e do Reino de Maria, em contraposição a novas eras, novas ciências, novas seitas e novas filosofias, que prescrevem civilizações e sociedades alicerçadas em uma completa rejeição a Deus.

Por razões óbvias, as mensagens relativas aos eventos escatológicos vinculados ao fim dos tempos e à Segunda Vinda de Jesus têm produzido um impacto especial e induzido, ao lado de estudos e análises cuidadosas, especulações e interpretações tanto equivocadas como planejadamente distorcidas, visando misturar num mesmo caldo o tesouro das revelações messiânicas e os dejetos do último vômito do Maligno sobre o mundo. Separar o joio do trigo foi um ensinamento bastante enfático dado pelo Mestre: Guardai-vos dos falsos profetas ... É pelos frutos, portanto, que os reconhecereis. (Mt 7,15.20).

Neste contexto, as aparições de Fátima – o maior evento da humanidade no século XX e as extraordinárias mensagens de Nossa Senhora dirigidas aos sacerdotes, seus filhos prediletos, através do Pe. Stefano Gobbi, constituem marcos de referência deste tesouro da revelação messiânica e do apogeu da missão de Nossa Senhora como a grande profetiza dos tempos finais. E é sobre este oráculo que se buscou discernir ‘os sinais dos tempos’, porque ‘não se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire (móvel)’ (Mt, 5,15) e ‘nada há de encoberto que não venha a ser revelado, nem de oculto que venha a ser conhecido’ (Lc 12,2).

Estas notas são essencialmente uma síntese e pequena sistematização destas mensagens, de cunho escatológico, transmitidas por Nossa Senhora ao Pe. Gobbi, inseridas no contexto dos textos bíblicos, particularmente o Apocalipse. Esta é a ‘bibliografia’ destas notas, se se pode falar assim: o livro “Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora” (18a edição em português) e a Bíblia (no caso, a Bíblia de Jerusalém, Editora Paulinas) e a leitura de revelações diversas, atuais ou recentes, das mensagens celestes dirigidas a homens e mulheres privilegiados no Brasil e no mundo. Pouquíssima coisa mais: o livro, Parusia – A Segunda Vinda de Jesus, do Pe. Leo Persch, foi uma fonte importante de consulta para uma orientação geral dos assuntos.

Estas notas são subdivididas em sete partes: Introdução, Partes I a IV, Mensagem Final e mais o Anexo (inserido porque Fátima é o coração da Igreja do século XX). Os assuntos estão englobados em 20 P’s (Pontos ou Profecias) que são discutidos sempre na estrita observância ao conteúdo profético das mensagens de Nossa Senhora ao Movimento Sacerdotal Mariano e aos textos bíblicos correspondentes. Os textos bíblicos são claramente definidos no corpo do texto pela sua referência em termos da nomenclatura bíblica tradicional. As mensagens marianas são enfatizadas pela maior fonte dos caracteres (tamanho 14), sendo sempre iniciadas pela indicação da data relativa à mensagem. O texto adicional (tamanho 12 e sempre tabulado) é de responsabilidade do autor e se insere no teor de comentários, complementações e intercalações entre os textos proféticos. Nesta abordagem, foram sempre utilizadas o conhecimento obtido com o conjunto das revelações celestes, à luz das verdades perenes e imutáveis das Sagradas Escrituras.

Não é um texto fácil e não se deve analisá-lo sob uma ótica parcial; não é um texto nebuloso e não se deve avaliá-lo sob um ponto de vista puramente racionalista e, mais do que tudo, não é um texto meu. Que o Espírito Santo possa iluminar o coração e as mentes dos homens dos tempos finais para as palavras definitivas de Cristo: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão (Lc 21,33). E que, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, Sua Amadíssima Esposa, ousemos dizer: Vinde Senhor Jesus!


* texto completo do livro na Biblioteca Digital deste site