Na noite em que estive em Lanzo, chegada a hora de repousar, aconteceu-me que tive o seguinte sonho. É um sonho que não tem nenhuma relação com outros sonhos...
[No sonho, São João Bosco deparou-se, em um lugar esplêndido e de suma beleza, diante de uma imensa multidão de jovens, muitos conhecidos deles dos tempos do Oratório, que caminhava em sua direção, tendo à frente São Domingos Sávio, travando-se então um intenso diálogo entre eles, parcialmente transcrito abaixo].
Sávio me apresentou um magnífico ramalhete que tinha nas mãos. Nele havia rosas, violetas, girassóis, gencianas, lírios, sempre-vivas e, entre as flores, espigas de trigo. Oferecendo-as me disse:
➖ Observa!
➖ Vejo, mas nada entendo - respondi.
➖ Dá este ramalhete a teus filhos para que possam oferecê-lo ao Senhor quando chegar o momento; procura que todos o tenham; a ninguém lhe falte nem o deixe tirar. Podes estar certo de que com ele terão o suficiente para ser felizes.
➖ Mas, que significa esse ramalhete de flores?
➖ Consulta a Teologia; ela te dirá e te dará a explicação.
➖ A Teologia, estudei-a eu, mas não saberia como tirar dela o significado do que me apresentas.
➖ Pois tens estrita obrigação de saber tudo isso.
➖ Vamos, tira-me da minha ansiedade, explica-me tu!
➖ Vês estas flores? Representam as virtudes que mais agradam ao Senhor.
➖ Quais são?
➖A rosa é símbolo da caridade; a violeta, da humildade; o girassol, da obediência; a genciana, da penitência e da mortificação; as espigas, da comunhão freqüente; o lírio indica a bela virtude da qual está escrito: Erunt sicut Angeli Dei in caelo, a castidade. E a sempre-viva significa que todas essas virtudes devem durar sempre, ela simboliza a perseverança.
➖ Ora bem, meu caro Sávio: tu, que durante toda a tua vida praticaste todas essas virtudes, diz-me: o que foi que mais te consolou na hora da morte?
➖ Que te parece que possa ser? - respondeu Sávio.
➖ Foi talvez ter conservado a bela virtude da pureza?
➖ Não; não é só isso.
➖ Alegrou-te talvez teres a consciência tranquila?
➖ Isso é bom, porém não é o melhor.
➖ Por acaso teu consolo terá sido a esperança do Paraíso?
➖ Também não.
➖ Pois então! O haver entesourado muitas boas obras?
➖ Não, não!
➖ Então, qual foi teu consolo na última hora? - perguntei, entre confuso e suplicante, vendo que não conseguia adivinhar seu pensamento.
➖O que mais me confortou no transe da morte foi a assistência da poderosa e amável Mãe do Salvador. Diz isto a teus filhos: que não se esqueçam de invocá-la emquanto estão em vida.
Estendi então com ardor as mãos para segurar aquele santo filho; mas suas mãos pareciam aéreas e nada pude tocar.
➖ Que loucura! Que estás fazendo? - me disse Sávio sorrindo.
➖Temo que te vás - exclamei. Mas, não estás aqui com teu corpo?
➖ Com o corpo, não. Recuperá-lo-ei no último dia.
➖ Mas, que são, então, esses traços que me fazem ver em ti a figura de Domingos Sávio?
➖Quando, por permissão divina, uma alma separada do corpo aparece diante de algum mortal, apresenta-se com a forma exterior do corpo que em vida animou, com todas as suas feições exteriores, embora muito embelezadas, e assim as conserva até que volte a unir-se a ele, no dia do Juízo Universal. Então o levará consigo para o Paraíso. É por isso que te parece que tenho mãos, pés e cabeça; mas tu não podes segurar-me porque sou puro espírito. Esta é só uma forma exterior pela qual me podes conhecer.
➖Compreendo - respondi - mas escuta. Ainda uma pergunta? Meus jovens estão todos no reto caminho da salvação? Diz-me alguma coisa para que possa bem dirigi-los.
➖ Os filhos que a Divina Providência te confiou podem ser divididos em três categorias. Vês estas três listas? Olha-as!
E me estendeu a primeira.
Olhei a primeira; encabeçava-a a palavra invuinerati [ilesos], que continha o nome daqueles aos quais o demônio não pôde ferir, e que não mancharam a inocência com culpa alguma. Eram em grande número e os vi todos. A muitos já conhecia, outros era a primeira vez que via, e certamente virão ao Oratório nos anos futuros. Caminhavam direitos por um caminho estreito, apesar de serem alvo de flechas, espadas e lanças que por todos os lados choviam sobre eles. Essas armas formavam como que uma sebe ao longo das duas bordas do caminho, e os combatiam e molestavam sem entretanto feri-los.
Então Sávio me deu a segunda lista, cujo título era vulnerati [feridos], ou seja, os que haviam estado na desgraça de Deus mas, uma vez postos em pé, haviam curado suas feridas arrependendo-se e confessando-se. Eram em maior número que os primeiros, e haviam sido feridos no sendeiro da vida pelos inimigos que os flanqueavam durante sua viagem. Li a lista e vi todos. Muitos iam curvados e desanimados.
Sávio tinha ainda na mão a terceira lista. Encabeçava-a a epígrafe: Lassati in via iniquitatis [caídos na via da iniquidade]. Nela estavam escritos os nomes dos que estavam na desgraça de Deus. Eu estava impaciente para conhecer o segredo, pelo que estendi a mão. Mas Sávio me disse com vivacidade:
➖ Não, espera um momento e ouve. Se abrires essa folha, dela sairá um tal mau cheiro que nem tu nem eu poderemos suportar. Os Anjos têm que se retirar com asco e horror, e o próprio Espírito Santo sente repugnância pela horrível hediondez do pecado.
➖ Mas como pode ser isso - observei - se Deus e os Anjos são impassíveis? Como podem sentir o mau cheiro da matéria?
➖ Quanto melhores e mais puras são as criaturas, tanto mais se acercam aos espíritos celestiais; pelo contrário, quanto pior, mais desonesto e torpe é alguém, tanto mais se afasta de Deus e dos Anjos, os quais, por sua vez, se afastam dele, que se converteu num objeto de náusea e repugnância.
Passou-me então a terceira lista.
Toma-a - disse - abre-a e aproveita-te dela para o bem de teus jovens; mas não te esqueças do ramalhete que te dei; que todos o tenham e conservem. Isto dito, e depois de entregar-me a lista, retirou-se apressadamente, em meio de seus companheiros, quase como se estivesse fugindo de algo.
Abri então a lista; não vi nenhum nome, mas no mesmo instante me foram apresentados de chofre todos os indivíduos nela escritos, como se na realidade eu visse suas pessoas. Com quanta tristeza os contemplei a todos! A maior parte eu conhecia e pertencem ao Oratório e aos outros colégios. Vi muitos que parecem bons, que parecem até os melhores dentre os companheiros, e sem embargo não o são!
Mas, no ato de abrir a folha, espalhou-se em redor um mau cheiro tão insuportável, que imediatamente me vi assaltado por terrível dor de cabeça e por tais ânsias de vômito que me parecia estar morrendo. Obscureceu-se entretanto o ar, e nisso desapareceu a visão, nada mais eu vendo do maravilhoso espetáculo. Ao mesmo tempo ziguezagueou um raio e ressoou um trovão no espaço, tão forte e terrível que acordei sobressaltado.
(Dos Sonhos de Dom Bosco)