1. É necessário esforçar-se violentamente: 'o Reino dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam', disse Jesus Cristo (Mt 11, 12). Em outro lugar, Ele disse: 'Esforçai-vos por entrar pela porta estreita' (Lc 13, 24). E acrescentou: 'Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz a cada dia e siga-me' (Lc 9, 23).
2. É preciso morrer: 'Quem quiser salvar a sua alma, há de perdê-la', disse Jesus Cristo (Mt 16, 25), ou seja, devemos nos dedicar à prática da mortificação e de todas as virtudes.
3. É preciso avançar sempre: 'Correi de tal maneira que alcanceis o prêmio', disse São Paulo (1Cor 9, 24). 'Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão' (1Cor 9, 25-27).
4. Não olhar para trás: 'Qualquer um que põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus', disse Jesus Cristo (Lc 9, 62).
5. Ter temor e tremor: 'É necessário trabalhar para a nossa salvação com temor e tremor', disse o grande apóstolo (Fp 2, 12).
6. Esquecer a terra e pensar no Céu: Disse São Paulo: 'Prossigo o meu curso para alcançar aquilo para o qual fui chamado por Cristo Jesus. Não penso que o tenha alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e estendendo-me para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus' (Fp 3, 12-14).
7. Aproveitar o tempo favorável, que é o presente: Disse São Paulo: 'Vede agora o tempo aceitável; vede agora o dia da salvação' (2Cor 6, 2).
8. É preciso viver para Jesus Cristo: Disse o grande Apóstolo: 'É necessário viver para aquele que morreu por todos, a fim de que os que vivem não vivam para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles' (2Cor 5, 15).
9. É necessário lutar pela fé: 'Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado', escreveu São Paulo a Timóteo (1Tm 6, 12).
10. É preciso sofrer as provações com paciência: Disse São Paulo: 'Através de muitas tribulações devemos entrar no reino de Deus' (At 14, 21).
11. É necessário fugir, guardar silêncio e retiro: Devemos empregar os meios dados a São Arsênio por um anjo; veja-os aqui: 'Arsênio, fuja, guarde o silêncio e o retiro; estes são os princípios da salvação' (In Vit. Patr.).
12. É preciso ser prudente: 'A alma imprudente perde a sua salvação', dizem os Provérbios (Pv 19, 2). A prudência é o que a Sabedoria chama de 'ciência dos santos' (Sb 9, 10) e o anjo, em São Lucas (Lc 1, 17) de 'sabedoria dos justos'.
13. É preciso ter compaixão da alma e vigiá-la: 'Tem misericórdia de tua alma, tornando-a agradável a Deus, e modera-te', diz o Eclesiástico (Eclo 30, 24).
14. Devemos pensar no juízo: 'Deus' - diz Orígenes - 'confiou e recomendou à vossa alma a sua imagem e semelhança, e deveis devolvê-la tão intacta como Ele a deu, este tão precioso depósito' (In Cant.).
15. É preciso recomeçar, marchar e ter apenas a Deus como meta: Quando São Carlos Borromeu foi perguntado sobre os melhores meios para agradar a Deus e assegurar a salvação, ele traçou as seguintes regras: (i) é necessário começar cada dia, ou seja, devemos nos esforçar a cada dia em servir a Deus com tanto fervor como se estivéssemos começando de novo; (ii) marchar no momento presente na presença de Deus; (iii) ter somente a Deus como fim em todas e cada uma das ações (In ejus vita).
16. Devemos guardar a alma com solicitude: Como diz o Deuteronômio (Dt 4, 15): 'Guardai diligentemente as vossas almas'.
17. É necessário observar a lei de Deus: 'Se quereis alcançar a vida, guardai os mandamentos', disse Jesus Cristo (Mt 19, 17). 'Quem guarda os mandamentos de Deus, salva a sua alma', dizem os Provérbios (Pv 19, 16). Jesus Cristo disse ainda: 'Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai é que entrará no reino dos céus' (Mt 7, 21).
18. É preciso querer salvar-se e querer com firmeza: Quando São Tomás de Aquino foi perguntado por sua irmã o que ela deveria fazer para se salvar, ele respondeu: 'Querendo, ou seja, você poderá se salvar se quiser eficazmente; pois essa vontade eficaz, que é o fim da salvação, a forçará a adotar com ardor todos os meios necessários para alcançá-la'. E, quando a sua irmã lhe perguntou o que ele mais desejava nesta vida, ele respondeu: 'Morrer bem' (Bene mori. 4. p.q. art. 9).
(Cornélio à Lapide)