quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

20 MOMENTOS DA VIDA DIÁRIA COM DEUS


Ouvimos muitas vezes coisas do tipo 'Deus me abandonou'; 'Deus não me escuta' ou 'Não sei onde Deus está'. Vivemos apressados, imersos na rotina e nas milhares de atividades que o mundo de hoje exige de nós. Tantas coisas podem nos fazer perder nosso senso de vida e, em alguns momentos, podemos nos sentir desorientados ou sozinhos.

Deus, nosso criador, está sempre presente, mesmo que não possamos ouvi-lo. Se prestamos mais atenção e paramos para pensar um pouco, podemos perceber que, de fato, a cada passo que damos, em cada situação em que vivemos, seja positiva ou negativa, Deus está lá, esperando que a gente ouça e se regozije quando nós o encontramos.

Creio que muitos de nós acreditam erroneamente que só podemos encontrar Deus em momentos extraordinários, momentos de profunda oração ou em milagres sobrenaturais. Deus está presente nesses momentos, mas Ele está ao nosso lado, a cada passo nosso, esperando que abramos a porta e ouçamos sua voz, seu cuidado, seus ensinamentos e até seu senso de humor. Aqui estão indicadas 18 situações da vida diária em Deus revela sua presença para nós - 'Eis que estou contigo todos os dias até o fim do mundo' (Mt 28, 20).

1. Quando acordo e elevo o pensamento a Deus

Reflita e reconheça que a vida é um presente do amor infinito de Deus, apesar de todas as provações.

2. Quando me coloco a serviço dos outros.

Deus está presente nos momentos em que, reconhecendo que os dons e habilidades que possuo não são apenas meus, eu os coloco a serviços dos outros, sem esperar gratidão.

3. Quando estou com a minha família.

A família é a primeira igreja, os alicerces da graça divina. Quando estou em casa, com a minha família, Deus está conosco.

4. Quando digo não à imaginação frívola.

A imaginação nos rouba, muitas, vezes, as boas intenções da alma. Dizer não à imaginação solta e curiosa, é viver com Deus na nossa realidade.

5. Quando estou sozinho em oração.

Uma pausa no turbilhão das atividades diárias, para agradecer, para louvar, para pedir graças e consolo, para perseverar até o fim.

6. Quando me sensibilizo com a dor e o sofrimento alheios.

A dor do meu próximo é a minha dor; o sofrimento do meu próximo é o meu sofrimento; o amor por todos os homens, amando-os como Deus os ama, me faz realmente filho de Deus.

7. Quando tenho tempo para admirar as maravilhas da Criação.

No meio do mundo, sou testemunha da obra inteira da criação de Deus e da ordem divina do Universo.

8. Quando me encanta a pureza e a alegria pura das crianças.

Nas crianças, Deus nos revela a sua presença na pequenez da graça.

9. Quando transformo o que faço em oração.

Há muitas formas de oração; a mais fácil é aquela que transforma tudo o que se faz em louvor e glória ao Pai.

10. Quando me arrependo e me penitencio por ter agido mal ou não ter feito o bem.

O arrependimento sincero é uma torrente de graças que conforta a alma e que nos ensina que o pecado pode ser sustado com a contrição.

11. Quando pratico a caridade.

A caridade é  a mãe de todas as virtudes; não há forma maior de amar a Deus do que nos desvestir do orgulho e fartar o próximo com a nossa caridade.

12. Quando recordo as pessoas ausentes.

Como irmãos na fé, somos peregrinos neste mundo e a lembrança daqueles que nos precederam no Céu seja consolação no caminho e certeza de uma herança comum na eternidade.

13. Quando estou diante de pessoas consagradas a Deus.

Nas pessoas consagradas, sacerdotes e religiosos, Deus nos revela a sua presença na solidez da graça.

14 . Quando penso em Deus.

Num momento qualquer, o pensamento de Deus me envolve de surpresa; Ele me lembra que eu preciso lembrar que Ele está em tudo o que eu faço.

15. Quando se compartilha a amizade.

A amizade é um presente maravilhoso de Deus e nos consola em momentos de alegria e de tristeza: 'Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida pelos seus amigos' (Jo 15,13).

16. Quando me deparo com a manifestação de fé autêntica de alguém.

Nada é mais belo que a fé autêntica; quando ela se manifesta nos outros, deve ser sinal de regozijo e alegria nas nossas almas, por nos incentivar a buscar a Deus com maior fervor e devoção.

17. Quando a consciência domina os meus momentos de ira e descontrole emocional.

A presença desses atos de consciência é um sinal da presença de Deus junto a mim, que existe algo maior que me sustenta do que a mera fragilidade dos impulsos.

18. Quando acontece alguma coisa 'esquisita'.

Aquela palavra que ajudou tanto; um gesto que, aparentemente despercebido, mudou tudo; a atenção dada naquele momento; a inspiração que contribuiu muito: todas essas coisas 'esquisitas' são sussurros de Deus no cotidiano de nossas vidas. 

19. Quando me conforta o simples olhar da Cruz de Cristo.

Um olhar em direção à Cruz de Cristo me conforta nos momentos de dúvidas e de desespero; Ele carregou naquela Cruz todos os meus pecados e omissões.

20. Quando encontro Deus de verdade.

Na missa, nos sacramentos, nas festas religiosas, nos dias santos e de guarda, nos dias que nunca são apenas dias que passam, Deus presente se faz presente vivo em nós na Sagrada Eucaristia. 

(readaptação de texto original '18 momenti in cui Dio è presente nella nostra vita quotidiana', publicado originalmente no site Aleteia)