sábado, 23 de agosto de 2014

23 DE AGOSTO - SANTA ROSA DE LIMA


Isabel Mariana de Jesus Paredes Flores y Oliva, descendente dos conquistadores espanhóis, nasceu na Vila de Quives, em Lima, capital do Peru, no dia 30 de abril de 1586. De Isabel passou a Rosa ainda criança, em virtude de sua beleza singular. De Rosa passou a ser Irmã Rosa de Santa Maria, quando ingressou, em 1606, aos vinte anos, na Ordem Terceira Dominicana. E haveria de se tornar, um dia, Santa Rosa de Lima.

Modelo de vida contemplativa e penitência, de jejuns severos e oração contínua, foi movida por diversas experiências místicas, que incluíram dons de cura, previsões, milagres, conversões e domínio sobre os fatores climáticos. Todos os anos, na festa de São Bartolomeu, dia 24 de agosto, Rosa vivia este dia ainda com mais fervor religioso de penitência, oração e despojamento do que o habitual, resumindo numa frase a justificativa por este ato diário de extremo zelo espiritual: 'Porque este é o dia das minhas núpcias eternas'.

E assim ocorreu realmente; com apenas 31 anos de idade, Rosa faleceu em 24 de agosto de 1617 para as suas núpcias eternas. Foi beatificada em 1667, pelo papa Clemente IX e canonizada pelo papa Clemente X em 12 de abril de 1671, como Santa Rosa de Lima, tornando-se a primeira santa da América do Sul. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 23 de agosto. Santa Rosa de Lima é padroeira do Peru, das Filipinas e da América Latina.