terça-feira, 16 de abril de 2024

É PRECISO SER FERMENTO NA MASSA

Há algo mais irrisório do que um cristão que não se preocupa com os outros? Não tomes como pretexto a tua pobreza: a viúva que pôs duas pequenas moedas na arca do tesouro (Mc 12,42) levantar-se-ia contra ti; Pedro também, ele que dizia ao coxo: 'Não tenho ouro nem prata' (At 3,6), e também Paulo, tão pobre que muitas vezes passava fome. Não uses a tua condição social, pois os apóstolos também eram humildes e de baixa condição. Não invoques a tua ignorância, porque eles eram homens iletrados. Mesmo se fosses escravo ou fugitivo, tu poderias sempre fazer o que dependia de ti. Assim era Onésimo que Paulo elogiou. Serás tu de saúde frágil? Timóteo também o era. Sim, seja o que for que sejamos, não importa quem pode ser útil ao seu próximo, se se quer verdadeiramente fazer o que se pode.

Vês quantas árvores da floresta são vigorosas, belas, esbeltas? E contudo, nos jardins, preferimos árvores de frutos ou oliveiras cobertas de pomos. Belas árvores estéreis... assim são os homens que apenas consideram o seu próprio interesse.

Se o fermento não levedasse a massa, não seria um verdadeiro fermento. Se um perfume não perfumasse os que estão perto, poderíamos chamá-lo de perfume? Não digas pois que é impossível teres uma boa influência sobre os outros porque, se és verdadeiramente cristão, é impossível que não possas agir em nada; isso faz parte da essência própria do cristão. Será tão contraditório dizer que um cristão não pode ser útil ao seu próximo como negar ao sol a possibilidade de iluminar e aquecer.

(São João Crisóstomo)