quinta-feira, 1 de junho de 2023

O DOGMA DO PURGATÓRIO (LVII)

Capítulo LVII

Auxílio às Santas Almas - Liturgia da Igreja para o Dia de Finados - Santo Odilo e o Decreto de Cluny 

A Santa Igreja possui uma liturgia especial para os defuntos: é composta de vésperas, matinas, laudes e da comumente chamada 'missa de requiem'. Esta liturgia, tão comovente quanto sublime por meio do luto e das lágrimas, desvela aos olhos dos fieis a luz consoladora da eternidade. Esta liturgia é proferida nos funerais dos seus filhos e, particularmente, no dia solene da comemoração dos mortos. A Santa Missa aqui ocupa o primeiro lugar; é como o centro divino ao redor do qual todas as outras orações e cerimônias se agrupam. No dia seguinte ao Dia de Todos os Santos, na grande solenidade de Finados, todos os sacerdotes devem oferecer o Santo Sacrifício pelos mortos; dia em que os fieis têm o dever de assistir, e até oferecer a Sagrada Comunhão, orações e esmolas, para alívio do sofrimento dos seus irmãos no Purgatório. 

Esta festa em memória dos falecidos não é de origem muito antiga. Desde o início, a Igreja sempre rezou pelos seus filhos defuntos: cantou salmos, recitou orações, ofereceu a Santa Missa pelo repouso de suas almas. No entanto, não se tinha uma missa especial para recomendar a Deus as almas dos mortos em geral. Foi somente no século X que a Igreja, sempre guiada pelo Espírito Santo, instituiu o dia solene de comemoração de todos os defuntos, para encorajar os fieis a cumprir o grande dever de oração pelos defuntos, conforme prescrito pela caridade cristã. O berço desta comovente solenidade teve lugar na Abadia de Cluny. Santo Odilo, então abade da mesma no final do século X, edificou toda a França com sua caridade para com o próximo. Estendendo sua compaixão até os mortos, ele não deixava de rezar também pelas almas do Purgatório. Foi esta terna caridade que o inspirou a estabelecer no seu mosteiro, como também nos seus arredores, a festa da comemoração de todas as almas defuntas. Acreditamos, como nos diz o historiador Berault, que ele havia recebido uma revelação nesse sentido, pois Deus lhe manifestara de maneira milagrosa como agradava aos Céus a devoção do seu servo. 

Eis como isso é relatado pelos seus biógrafos. Enquanto o santo abade dirigia o seu mosteiro na França, um piedoso eremita vivia em uma pequena ilha na costa da Sicília. Certo dia, um peregrino francês foi lançado na costa desta pequena ilha por uma tempestade. O eremita, a quem foi dado conhecer, perguntou-lhe se conhecia o abade Odilo. 'Certamente' - respondeu o peregrino - 'eu o conheço e tenho orgulho de conhecê-lo; mas como você o conhece e por que me faz essa pergunta?'. 'Ouço muitas vezes' - respondeu o eremita - 'que os espíritos malignos se queixam de pessoas piedosas que, com suas orações e esmolas, livram as almas das dores que suportam na outra vida, mas se queixam principalmente de Odilo, abade de Cluny e dos seus religiosos. Quando, portanto, você retornar ao seu país natal, eu imploro a você, em nome de Deus, que exorte o santo abade e os seus monges a redobrar suas boas obras em favor das pobres almas'.

O peregrino retornou à França e dirigiu-se até o mosteiro, cumprindo o que lhe havia sido recomendado. Em função disso, Santo Odilo ordenou que, em todos os mosteiros do seu Instituto, no dia seguinte ao dia de Todos os Santos, fosse feita uma comemoração especial pelas almas de todos os fieis defuntos, por meio da recitação das vésperas pelos mortos nas horas da véspera e das matinas da manhã seguinte, repique de sinos e celebração de missa especial pelo repouso das almas falecidas. Este decreto, redigido em Cluny, válido para o mosteiro e para todos os demais do instituto, ainda hoje se conserva e essa prática tão piedosa passou rapidamente a ser aplicada para outras igrejas e, com o tempo, tornou-se de observância universal para todo o mundo católico.

Tradução da obra: 'Le Dogme du Purgatoire illustré par des Faits et des Révélations Particulières', do teólogo francês François-Xavier Schouppe, sj (1823-1904), 342 p., tradução pelo autor do blog.