quinta-feira, 4 de maio de 2023

BREVIÁRIO DIGITAL - LEGENDA ÁUREA (VI)

São Basílio estava prestes a morrer, prostrado pela doença que o consumia. Mandou chamar então um judeu chamado José, médico consumado de quem o homem de Deus gostava muito e pretendia converter. José tomou o pulso de Basílio, viu que ele estava à beira da morte e pediu aos serviçais: 'Preparem tudo que for necessário para seu sepultamento, porque ele está prestes a expirar'. Ao ouvir aquilo, Basílio disse-lhe: 'Você não sabe o que fala'. José replicou: ''Acredite, meu senhor, quando o sol morrer hoje, você morrerá também'. Basílio replicou: 'O que você dirá, se eu não morrer hoje?' José respondeu: 'Isso não é possível, senhor'. Basílio insistiu: 'E se eu ainda estiver vivo amanhã na sexta hora, o que você diria?' José respondeu: 'Se você sobreviver até essa hora, eu mesmo morrerei'. Então Basílio lhe disse: 'Pois bem, morra para o pecado a fim de viver para Cristo', ao que José respondeu: 'Entendo o que quer dizer; caso você viva até essa hora, farei aquilo a que me exorta'. 

Então o bem aventurado Basílio, que segundo as leis naturais devia morrer logo, obteve do Senhor um adiamento da morte e viveu até a nona hora do dia seguinte. Vendo aquilo, José ficou estupefato e converteu-se a Cristo. Basílio, com a força da alma superando a fraqueza do corpo, levantou-se da cama, foi à igreja e batizou José. Depois disso, retornou ao seu leito e imediatamente rendeu a alma a Deus. Ele viveu por volta do ano 370 do Senhor. 

(Excertos da obra 'Legenda Áurea - Vidas de Santos, de Jacopo de Varazze)

Legenda Áurea constitui meramente um livro de devoção católica, acessível às pessoas comuns de todas as épocas, sem nenhum propósito de abordagem biográfica da vida dos santos sob o escopo da veracidade ou da confiabilidade histórica. Trata-se, portanto, de uma coletânea de fatos ficcionais e inverídicos (lendários) que, uma vez associados às virtudes heroicas específicas dos diferentes santos da Igreja, tinha por objetivo incrementar a devoção católica do leitor pelos santos para a sua própria santificação pessoal. Alguns deles serão publicados no blog. A excelência dos objetivos e resultados alcançados pela obra pode ser aferida pelo enorme sucesso das muitas e diversas versões e traduções realizadas desde a sua publicação original no século XIII.