quinta-feira, 20 de abril de 2023

BREVIÁRIO DIGITAL - LEGENDA ÁUREA (V)

Aproximando-se a feliz hora da morte do bem-aventurado Bernardo [São Bernardo de Claraval], ele disse aos seus irmãos: 'Deixo-lhes três observâncias que procurei seguir com dignidade ao longo da presente vida. Nunca quis escandalizar alguém, e se isso aconteceu algumas vezes, procurei ocultá-lo. Sempre dei mais crédito ao sentimento dos outros que aos meus. Nunca busquem vingança de nada. Eis o que lhes deixo, caridade, humildade e paciência'.

Assim, depois de realizar muitos milagres, fundar 160 mosteiros e compilar muitos livros e tratados, terminou a sua vida e dormiu nas mãos do Senhor, rodeado por seus filhos, no ano do Senhor de 1153, com cerca de 63 anos. Depois de sua morte sua glória foi manifestada a muitos. 

Numa ocasião, apareceu ao abade de um mosteiro e disse-lhe que o seguisse: 'Vamos até o monte Líbano. Eu subirei e você permanecerá embaixo'. Perguntado porque queria subir, respondeu: 'Quero aprender'. Admirado, o abade perguntou: 'Pai, o que você pode aprender, se supera a todos em conhecimento?' Ao que o santo respondeu: 'Aqui não há ciência e nem verdadeiro conhecimento, lá em cima está a plenitude da sabedoria e de toda a verdade'. Dizendo isso, desapareceu. O abade anotou o dia e a hora que esse fato aconteceu e, não muito depois, soube que aquele tinha sido o exato momento em que o santo terminara os seus dias nesta vida.

(Excertos da obra 'Legenda Áurea - Vidas de Santos, de Jacopo de Varazze)

Legenda Áurea constitui meramente um livro de devoção católica, acessível às pessoas comuns de todas as épocas, sem nenhum propósito de abordagem biográfica da vida dos santos sob o escopo da veracidade ou da confiabilidade histórica. Trata-se, portanto, de uma coletânea de fatos ficcionais e inverídicos (lendários) que, uma vez associados às virtudes heroicas específicas dos diferentes santos da Igreja, tinha por objetivo incrementar a devoção católica do leitor pelos santos para a sua própria santificação pessoal. Alguns deles serão publicados no blog. A excelência dos objetivos e resultados alcançados pela obra pode ser aferida pelo enorme sucesso das muitas e diversas versões e traduções realizadas desde a sua publicação original no século XIII.