sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A VIDA OCULTA EM DEUS: O DESEJO DA UNIÃO PLENA COM DEUS

Podemos pedir uma união profunda com Deus, mas com uma condição: que seja oculta. Devemos aspirar a isso. Na união com Deus, existem vários graus e vários estágios a percorrer. Mas impõe-se subir sempre. Podemos crescer constantemente nessa intimidade. Os teólogos, mesmo os mais severos, dizem que uma alma, que já recebeu alguns valores místicos, pode aspirar à sua continuação.

O que pode ser mais perfeito do que essa união, uma vez que a perfeição consiste em se retomar o seu princípio para nela encontrar a sua realização? O que poderia ser mais profundo se tudo acontece no íntimo da própria alma, naquele santuário interior onde Deus habita? O que poderia ser mais puro, visto que essa união supõe harmonia, o afastamento de tudo o que difere dAquele que é a própria santidade e uma vez que se realiza entre dois espíritos? O que poderia ser mais precioso se, por meio dela, Deus se doa à alma com todos os seus tesouros? Onde encontrar, então, mais luz, mais calor, mais energia, mais paz e mais alegria? Mihi autem adherere Deo bonum est - mas para mim o bem é estar unido a Deus (Sl 72, 28).

Sem dúvida, não convém impor-se a Deus; o que só é inútil e prejudicial. Ele convida 'de fato' a quem lhe agrada. Mas espera que nós o busquemos, que peçamos e chamemos por Ele, que preparemos a nossa alma com um amor delicado e generoso, perseverante e despojado; Ele tem o direito de o fazer. Então, esse é o nosso dever Veni Domine Jesu - Venha, Senhor Jesus: velar docemente com Ele e, com Ele, desejar sempre a paz. 

O CONVITE PROVÉM DO INTERIOR DA PRÓPRIA ALMA 

Mas como realmente colocar-me em Vossa Presença? Onde estais? Qual é o caminho que me leva até Vós? E ouço a Vossa resposta: 'Estou dentro de ti! Se queres me encontrar, vem até onde eu habito e, então, dar-me-ei por inteiro a ti!' Sim, 'estás dentro de mim, na parte mais íntima da minha alma!' Se eu pudesse entender essas poucas palavras! Se eu soubesse me despojar de tudo, deixar tudo, para então caminhar até Vós, aproximar-me de Vós, para alcançar pelo menos a  porta do Vosso Santuário, ó Santíssima Trindade! 

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte II -  A Ação de Deus; tradução do autor do blog)