quarta-feira, 18 de novembro de 2020

'EGO VOBIS ROMAE PROPITIUS ERO'

Quando Santo Inácio de Loyola, acompanhado por São Pedro Fabro e o Pe. Diego de Laínez se dirigiam à cidade de Roma para atender um chamado do Santo Padre Paulo III, resolveram fazer uma pequena parada em uma igrejinha isolada ao longo da Via Cassia. Ali, Santo Inácio recebeu uma luz e uma manifestação do alto: Ego vobis Romae propitius ero - Eu vos serei propício em Roma.

A memória desse evento nos transporta a Pedro, aos papas, à Roma eterna. Sim, em Roma, com Pedro e sob a tutela de Pedro, está firmada para a eternidade a Igreja do Senhor. Em Roma, está a salvaguarda e a arca dos Evangelhos, a doutrina de Cristo, o privilégio da missão salvífica, o ordenamento dos santos mistérios. Roma é a Igreja, a única Igreja de Cristo, penhora dos sagrados mistérios que, embora envoltos em vasos de barro (2Co 4, 7), são como um incêndio de graças que se espraiam até os confins da terra, como instrumentos de conversão e de salvação para todos os povos e nações.

Ego vobis Romae propitius ero - Eu vos serei propício em Roma. Pela Via Cassia, pelos caminhos e estradas da vida, como peregrinos neste mundo cada vez mais cheio de atalhos, desvios e abismos sem fim, caminhamos para a Roma da comunhão de todos os santos, como irmãos na fé e herdeiros das moradas eternas.