segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BREVIÁRIO DIGITAL (XLII) - ANNE DE BRETAGNE (III)

LIVRO DE ORAÇÕES DE ANNE DE BRETAGNE* (1477 - 1514) - PARTE III

* esposa de dois reis sucessivos da França, Charles VII e Luís XII


AUTORIA DAS ILUMINURAS: JEAN POYER 


I.10 - O Apóstolo Simão e o Profeta Sofonias: o apóstolo é representado segurando um báculo e olhando timidamente para a frente, ao passo que o apóstolo é mostrado de perfil e numa posição de extrema rigidez. A inscrição do rolo de pergaminho é de autoria do profeta Malaquias e não de Sofonias, um dos erros destas iluminuras.



I.11 - O Apóstolo Tiago Menor e o Profeta Joel: o apóstolo é representado segurando o Evangelho e um cajado, símbolo do objeto com o qual foi espancado até a morte pelos judeus; o seu corpo foi depois atirado do parapeito do templo de Jerusalém. O profeta Joel é mostrado de perfil, olhando incisivamente para o apóstolo e segurando o seu rolo de pergaminho firmemente com ambas as mãos.


I.12 - O Apóstolo Mateus e o Profeta Miqueias: o apóstolo é representado segurando um saco de dinheiro pois trabalhava, antes de sua conversão, como coletor de impostos para os romanos. O profeta tem o seu rolo de pergaminho envolvendo todo o seu corpo. Note-se a clara noção de perspectiva presente na iluminura pelo piso na forma de lajotas coloridas e pela projeção das sombras dos dois homens.



I.13 - O Apóstolo Tadeu e o Profeta Daniel: o apóstolo, segurando um longo machado esmerilhado, símbolo do instrumento do seu martírio por decapitação, parece ouvir concentrado a argumentação do profeta, apoiado em um pequeno bastão. Novamente, a noção de perspectiva está presente, nas variações da paisagem e das texturas das cores atrás dos dois homens.



I.14 - O Apóstolo Matias e o Profeta Ezequiel: o apóstolo Matias, o último apóstolo por ser escolhido posteriormente para substituir Judas Iscariotes, lê uma passagem do Evangelho, enquanto o profeta aponta para a inscrição do seu rolo de pergaminho. Como em todas as iluminuras anteriores, a imagem é envolvida pelas letras A, N e E, entrelaçadas, que fazem referência a Anne de Bretagne.