quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A BÍBLIA EXPLICADA (XVII) - GÊNESIS, 19

Um dos trechos mais espantosos das Sagradas Escrituras é aquele que descreve a manifestação da ira divina na destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, cidades que eram aliadas tanto na política como no vício, na perversão, nos gravíssimos pecados da carne e na prática generalizada do homossexualismo entre os seus habitantes: 'Os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor' (Gn 13, 13). A destruição completa das duas cidades tornou-se o símbolo da maldição e do repúdio de Deus aos pecados que bradam aos céus e clamam por vingança. 

Nós conhecemos a história: Lot (sobrinho de Abraão), sua mulher e suas duas filhas ainda virgens foram protegidos por Deus da destruição da Sodoma; avisados e acompanhados por dois anjos, fugiram da cidade antes de sua destruição e a mulher de Lot, ao se virar e testemunhar a ira de Deus contra a cidade, foi transformada em uma estátua de sal. Assim, apenas três pessoas se salvaram na destruição das duas grandes cidades: Lot e suas duas filhas ainda virgens. 

Entretanto, o episódio completo, conforme descrito em Gênesis 19, inclui dois fatos espantosos e particularmente violentos à nossa sensibilidade cristã, ambos relativos ao comportamento de Lot com as suas duas filhas salvas. Neste contexto, é melhor procedermos à releitura do texto bíblico em sua inteira versão, para nos detalharmos nestes aspectos.


1. Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra. 

2. 'Meus Senhores', disse-lhes ele, 'vinde, peço-vos, para a casa de vosso servo, e passai nela a noite; lavareis os pés, e amanhã cedo continuareis vosso caminho'. 'Não', responderam eles, 'passaremos a noite na praça'. 

3. Mas Lot insistiu tanto com eles que acederam e entraram em sua casa. Lot preparou-lhes um banquete, mandou cozer pães sem fermento e eles comeram. 

4. Mas, antes que se tivessem deitado, eis que os homens da cidade, os homens de Sodoma, se agruparam em torno da casa, desde os jovens até os velhos, toda a população. 

5. E chamaram Lot: 'Onde estão', disseram-lhe, 'os homens que entraram esta noite em tua casa? Conduze-os a nós para que os conheçamos'. 

6. Saiu Lot a ter com eles no limiar da casa, fechou a porta atrás de si 

7. e disse-lhes: 'Suplico-vos, meus irmãos, não cometais este crime'. 

8. 'Ouvi: tenho duas filhas que são ainda virgens, eu vo-las trarei, e fazei delas o que quiserdes. Mas não façais nada a estes homens, porque se acolheram à sombra do meu teto'. 

9. Eles responderam: 'Retira-te daí!' – e acrescentaram: 'Eis um indivíduo que não passa de um estrangeiro no meio de nós e se arvora em juiz! Pois bem, verás como te havemos de tratar pior do que a eles'. E, empurrando Lot com violência, avançaram para quebrar a porta. 

10. Mas os dois (viajantes) estenderam a mão e, tomando Lot para dentro de casa, fecharam de novo a porta. 

11. E feriram de cegueira os homens que estavam fora, jovens e velhos, que se esforçavam em vão por reencontrar a porta. 

12. Os dois homens disseram a Lot: 'Tens ainda aqui alguns dos teus? Genros, ou filhos, ou filhas, todos os que são teus parentes na cidade, faze-os sair deste lugar, 

13. porque vamos destruir este lugar, visto que o clamor que se eleva dos seus habitantes é enorme diante do Senhor, o qual nos enviou para exterminá-los'. 

14. Saiu Lot, pois, para falar a seus genros, que tinham desposado suas filhas: 'Levantai-vos', disse-lhes, saí daqui, porque o Senhor vai destruir a cidade'. Mas seus genros julgaram que ele gracejava. 

15. Ao amanhecer, os anjos instavam com Lot, dizendo: 'Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que estão em tua casa, para que não pereças também no castigo da cidade'. 

16. E, como ele demorasse, aqueles homens tomaram pela mão a ele, a sua mulher e as suas duas filhas, porque o Senhor queria salvá-los, e o levaram para fora da cidade. 

17.Quando já estavam fora, um dos anjos disse-lhe: 'Salva-te, se queres conservar tua vida. Não olhes para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície; mas foge para a montanha senão perecerás'. 

18. Lot disse-lhes: 'Oh, não, Senhor!' 

19. 'Já que vosso servo encontrou graça diante de vós, e usastes comigo de grande bondade, conservando-me a vida, vede, eu não me posso salvar na montanha, porque o flagelo me atingiria antes, e eu morreria'. 

20. 'Eis uma cidade bem perto onde posso abrigar-me. É uma cidade pequena e eu poderei refugiar-me nela. Permiti que o faça – ela é pequena – e terei a vida salva'. 

21.Ele disse-lhe: 'Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade a favor da qual me pedes'. 

22. 'Apressa-te e refugia-te lá porque nada posso fazer antes que lá tenhas chegado'. Por isso, puseram àquela cidade o nome de Segor. 

23. O sol levantava-se sobre a terra quando Lot entrou em Segor. 

24. O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo, vinda do Senhor, do céu. 

25. E destruiu essas cidades e toda a planície, assim como todos os habitantes das cidades e a vegetação do solo. 

26. A mulher de Lot, tendo olhado para trás, transformou-se numa coluna de sal. 

27. Abraão levantou-se muito cedo e foi ao lugar onde tinha estado antes com o Senhor. 

28. Voltando os olhos para o lado de Sodoma e Gomorra e sobre toda a extensão da planície, viu subir da terra um fumo espesso como a fumaça de uma grande fornalha. 

29. Quando Deus destruiu as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e livrou Lot do flagelo com que destruiu as cidades onde ele habitava. 

30. Lot partiu de Segor e veio estabelecer-se na montanha com suas duas filhas, pois temia ficar em Segor. E habitava numa caverna com suas duas filhas. 

31. A mais velha disse à mais nova: 'Nosso pai está velho, e não há homem algum na região com quem nos possamos unir, segundo o costume universal'. 

32. 'Vem, embriaguemos nosso pai e durmamos com ele, para que possamos nos assegurar uma posteridade'. 

33. Elas fizeram, pois, o seu pai beber vinho naquela noite. Então a mais velha entrou e dormiu com ele; ele, porém, nada notou, nem quando ela se aproximou dele, nem quando se levantou. 

34. No dia seguinte, disse ela à sua irmã mais nova: 'Dormi ontem com meu pai, façamo-lo beber vinho ainda uma vez, esta noite, e dormirás com ele para nos assegurarmos uma posteridade'. 

35. Também naquela noite embriagaram seu pai, e a mais nova dormiu com ele, sem que ele o percebesse, nem quando ela se aproximou, nem quando se levantou. 

36. Assim, as duas filhas de Lot conceberam de seu pai. 

37. A mais velha deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Moab: este é o pai dos moabitas, que vivem ainda hoje. 

38. A mais nova teve também um filho, ao qual chamou Ben-Ami: este é o pai dos amonitas, que vivem ainda hoje.

Num primeiro momento (Gn 19, 8), Lot aceita submeter suas duas filhas virgens a um estupro coletivo por um bando de facínoras que estão à sua porta, ansiosos por violentar os dois homens (na verdade, anjos) que estão hospedados em sua casa. Depois (Gn 19 , 31 - 38) comete nada mais nada menos que incesto com ambas as filhas, em relações que geraram filhos, depois de ser tolamente embriagado por elas em noites subsequentes. A pergunta é: por que Deus permitiria a salvação de Lot e suas filhas, que foram capazes de cometerem tais loucuras, se havia acabado de destruir duas grandes cidades inteiras, por crimes desta mesma natureza? 

Em primeiro lugar, temos de considerar que seríamos de uma imprudência enorme tentar compreender todos os desígnios e manifestações divinas: 'pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos' (Is 55, 8 -9). Sem perder este preceito, podemos, entretanto, refletir sob algumas perspectivas:

1. Como Lot, um homem justo e sobrinho de Abraão, a quem Deus jurara aliança por toda a posteridade, poderia estar vivendo numa cidade como Sodoma, rodeado de crimes tão insanos?  Tão à vontade, a ponto de estar 'assentado à porta da cidade' (Gn 19, 1)?  Em outras palavras, mesmo sendo um homem justo, Lot relevou o perigo das tentações e submeteu a si e à sua família aos riscos de uma convivência tão promíscua e tão perigosa? E, qual foi o preço pago por isso, senão inimaginável?

2. Ao oferecer suas filhas como tributo à promiscuidade dos seus conterrâneos, Lot cometeu um crime terrível, uma desonra tremenda à sua fé cristã. No redemoinho das emoções daquele cenário imprevisto (imprevisto, pois certamente sempre imaginara estar 'seguro' em sua posição) e, ainda que em forma de blefe, tal posicionamento mostrou a sua concessão e submissão ao mundanismo chulo daquela gente. 

3. E o pecado da negligência espiritual se avolumou com os da embriaguez e da sensualidade e se consumou no inimaginável pecado do incesto e na apostasia completa. Lot fez as suas escolhas e o texto bíblico não omite nenhuma de suas ações e decisões. Ele foi capaz de receber e hospedar mensageiros de Deus e ter atos de justiça extrema. Mas foi capaz também de negligenciar as graças recebidas e optar pelo desvario do mal em vez de ser instrumento da graça divina.

Não nos basta acharmos que nunca seremos instrumentos propícios do mal. Imaginar que as graças de Deus evoluem automaticamente sobre nossas frontes porque nos julgamos acima da miséria alheia e do mundo. Acreditar em nossas próprias forças e confiarmos exclusivamente no nosso caráter e discernimento. Frutos terríveis podem advir de nossa cegueira e negligência espirituais. Há que se combater o mal do mundo, sempre, apontar e enfrentar os frutos do pecado e não apenas conviver com eles. Nossa tarefa, como cristãos, é gerar um mundo cristão e não apenas permanecermos como cristãos no mundo. Lot infelizmente fez a escolha errada.