quarta-feira, 29 de outubro de 2014

TIPOS DE CRUZES (I)

1. CRUZ LATINA

É a mais comum de todas as cruzes. Ela era um instrumento de condenação à morte nos tempos de Jesus. Ela nos lembra o supremo sacrifício que Jesus ofereceu pelos pecados de todo o mundo. Tradicionalmente ela simboliza a crucificação e, como está vazia, também nos lembra a ressurreição e a esperança da vida eterna.


2. CRUZ LATINA (VARIANTE)









3. CRUZ LATINA COM INSCRIÇÃO


As letras latinas apostas sobre a cruz representam a inscrição que Pilatos ordenou que fosse colocada sobre a cruz de Jesus, que consiste nas iniciais da frase 'Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus'. 


4. CRUZ DE SÃO PEDRO


Segundo a Tradição, o apóstolo Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo, numa cruz como esta. 




5. CRUZ ÍNDIA







6. CRUZ GREGA OU QUADRADA



Um antigo tipo de cruz com braços de igual extensão; dessa cruz e da cruz latina derivam a maioria das cruzes utilizadas em heráldica.



7. CRUZ DE SANTO ANDRÉ


De acordo com a tradição, Santo André sentiu-se indigno de ser crucificado como o seu Senhor. Desta forma, ele suplicou que a sua cruz fosse diferente. Esta cruz é um símbolo da humildade e do sofrimento e foi utilizada pelos romanos para marcar as fronteiras de seu território.

8. CRUZ EM FORMA DE TAU


Chamada Tau por sua aparência com a letra grega de mesmo nome. Tradicionalmente, esta cruz representa o sinal de sangue do cordeiro, usado pelos israelitas sobre as portas na noite de Páscoa, antes da saída do Egito. Ela também representa o bastão que Moisés converteu em serpente no deserto. Chamada também de cruz da profecia, cruz do Antigo Testamento ou cruz de Santo Antônio.


9. CRUZ DA GLÓRIA ETERNA


Alfa e Ômega, primeira e última letras do alfabeto grego, sob os braços da Cruz, recordam que Deus é o princípio e o final de todas as coisas, a glória eterna, e também, que nossa vida terrena tem começo e fim. É chamada também cruz alfa e ômega.



10. CRUZ BIZANTINA


Cruz de bordas estilizadas que era utilizada pela Igreja Ortodoxa Grega.





11. CRUZ DA TRINDADE

Cruz latina cujas extremidades são arrematados por três círculos interseccionados que representam a Trindade.




12. CRUZ DE POMOS

Cruz latina (ou quadrada) cujas extremidades são arrematados por pomos (esferas) ou maçãs, fruta que simboliza a fé cristã. Foram usadas sobre os báculos pastorais como símbolo de autoridade e, por isso, é chamada também cruz dos bispos.


13. CRUZ DA PAIXÃO



Cruz latina cujas extremidades são arrematadas com espadas, simbolizando o sofrimento de Jesus Cristo na sua crucifixão.





14. CRUZ RADIANTE OU IRRADIADA









15. CRUZ DE PENITÊNCIA


Cruz latina com o braço horizontal envolvido por um tecido (sudário) de cores diferentes e extremidades assimétricas.