sábado, 25 de outubro de 2014

REGRAS DE VIDA DE SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

1. Jesus e Maria são todo o meu amparo e guia, e os modelos que me proponho a seguir e imitar. Além disso, tenho como protetores e exemplos os gloriosos São Francisco de Sales, São Carlos Borromeu, Santo Tomás de Villanueva e São Martinho. 

2. Lembrarei das palavras do Apóstolo escrevendo a Timóteo: Attende tibi et doctrinae - 'olha por ti e pela instrução dos outros', tal como diz Cornélio: Haec duo munia sunt episcopi... qui aliterfaciunt... nec sibi nec aliis prosunt.  

3. Todo ano farei os santos exercícios espirituais.

4. Todo mês farei um dia de retiro espiritual. 

5. Toda semana, pelo menos uma vez, me confessarei. 

6. Três dias por semana tomarei disciplina e nos demais dias me porei o cilício ou outra coisa equivalente. 

7. Jejuarei toda sexta-feira do ano e na vigília das festas do Senhor e da santíssima virgem. 

 8. Levantarei diariamente às três horas, ou antes, se não conseguir dormir; irei dormir às vinte e duas horas. Assim que me levante, rezarei Matinas, Laudes e lerei a santa Bíblia até a hora da meditação. 

9. Farei uma hora de meditação. 

10. Celebrarei a santa missa e empregarei meia hora para ação de graças e para pedir graças para mim e para os outros. 

11. Em seguida me dirigirei ao confessionário até as oito horas.Nessa hora tomarei o café da manhã e, em seguida, voltarei ao confessionário. Se não houver penitentes, ocuparei o tempo com outra coisa até as onze, quando iniciarei a audiência pelo espaço de uma hora. Às doze horas rezarei o Ângelus e farei o exame (de consciência). 

12. Às doze e quinze, almoçarei, ouvindo uma leitura espiritual. 

13. Descanso até as treze e trinta. 

14. Trabalharei até às oito e meia, quando rezarei o rosário e outras devoções. 

15. Às nove horas janto e, às dez, descanso. 

16. Proponho jamais perder um instante de tempo. Por isso estarei sempre ocupado, estudando, rezando, pregando ou ministrando os sacramentos, etc. 

17. Proponho-me estar sempre na presença de Deus e dirigir a ele todas as coisas, não buscando jamais elogios, e sim, unicamente a maior glória de Deus, à imitação de Jesus, a quem procurarei sempre imitar, pensando como ele se portaria em tais ocasiões. 

18. Proponho executar bem, e do modo que me parecer melhor, as coisas comuns. Diante de duas alternativas, procurarei escolher sempre a melhor, mesmo que custe sacrifício à vontade própria, e particularmente escolherei o que for mais pobre, humilde e doloroso. 

19. Proponho conservar sempre um mesmo humor equilibrado, sem jamais me deixar dominar pela ira, impaciência, tristeza, nem por demasiada alegria, lembrando-me sempre de Jesus, de Maria e de José, que também tiveram suas aflições, e maiores que as minhas. Pensarei que Deus assim o dispôs para o meu bem. Por isso mesmo, não me queixarei, mas direi: Faça-se a vontade de Deus. Lembrarei do que diz santo Agostinho: Aut facies quod Deus vult, aut patieris quod tu nonvis - ou fazes o que Deus quer ou padecerás o que tu não queres). 

20. Também recordarei o que Deus recomendou à santa Maria Madalena de Pazzi: Que sempre mantivesse o mesmo humor inalterável, uma grande bondade no trato com qualquer tipo de pessoa e que jamais pronunciasse uma palavra de lisonja. Lê-se que são Martinho nunca foi visto irritado, nem triste, nem dando risadas, e sim, sempre com a mesma disposição, com celestial alegria. Tamanha era sua paciência que, mesmo sendo bispo, se algum clérigo o ofendesse, podia ter a certeza de que não seria castigado. 

Nenhum comentário: