quinta-feira, 27 de junho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (VI)


O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE VII - 1880 (I)

Janeiro de 1880: Na noite de Natal, milhares de almas deixam seus lugares de expiação e vão para o Céu, mas muitos permanecem e eu estou neste número. Você me disse algumas vezes que a via de perfeição de uma alma constitui um processo longo; você está surpresa também que, depois de tantas orações, eu ainda esteja privada da visão de Deus. Infelizmente, a via de perfeição de uma alma no Purgatório não leva qualquer tempo a menos do que sobre a terra. Há um número de almas, mas estas são muito poucas, que têm apenas alguns pecados veniais para expiar. Estas não ficam muito tempo no purgatório. Umas poucas orações bem rezadas, alguns sacrifícios, bastam para livrá-las. Mas quando há almas como a minha - e isso é quase todas! - cujas vidas foram tão vazias e que dedicaram pouca ou nenhuma atenção à sua salvação, então, toda a sua vida tem que recomeçar neste lugar de expiação. A alma tem que aperfeiçoar-se toda de novo, amar e desejar a Deus, a quem não se amou o bastante na terra. Esta é a razão pela qual a libertação de algumas almas é tão postergada. Deus me deu uma grande graça em me permitir pedir orações. Eu não merecia isso, mas sem isso, eu iria permanecer, como a maioria aqui, muitos anos mais.

As religiosas e aqueles que são da mesma família podem comunicar-se?

'No Purgatório, como no Céu, as religiosas e aqueles que são da mesma família nem sempre estão juntos. As almas não têm o mesmo mérito para merecerem a mesma punição ou a mesma recompensa. No Purgatório,  nós nos reconhecemos e, se Deus permitir, também podemos nos comunicar uns com os outros'.

Você pode receber uma oração ou um pensamento de amigos que estão mortos, e fazê-los conhecer a saudade que temos deles?

'Pensamentos da terra podem ser conhecidos aqui, mas não há muito proveito isso, porque, como eu já lhe disse, as almas do Purgatório sabem as pessoas que se interessam por elas na terra. Às vezes Deus permite que as pessoas na terra recebam uma oração, um aviso ou alguma informação. Tudo o que eu lhe disse sobre São Miguel veio dele mesmo e tudo o que eu lhe disse sobre o Padre veio de Deus'. Todas as interpelações que você, tantas vezes, me tem feito em relação ao outro mundo, eu as tenho sempre dado, mas todas essas coisas são subordinadas à Vontade Divina'.

Todos no Purgatório conhecem as faltas dos outros tal como serão conhecidas no Juízo Final?

'Em geral, nós não sabemos sobre as faltas uns dos outros, exceto em alguns raros casos, quando Deus possui desígnios particulares em relação a certas almas; mas é para poucas almas que Ele age desta maneira'.

Você tem um conhecimento mais perfeito de Deus do que nós temos?

'Que pergunta! Claro que nós O conhecemos muito melhor e O amamos muito mais. Na verdade, é exatamente isso que faz maior o nosso sofrimento. Na terra, você simplesmente não sabe o que Deus é. Lá, cada um de vocês tem uma ideia do que pensa ser Deus, de acordo com um  conhecimento muito limitado mas, quando deixamos a nossa cobertura de barro e nada impede a liberdade de nossas almas, nós finalmente começamos a conhecer a Deus, Sua bondade, Sua misericórdia, Seu amor. Depois desta visão tão clara e da sede de união (com Ele), nossas almas são impelidas para Deus. Esta é a nossa própria condição; somos sempre repelidos porque não estamos suficientemente puros. Isso, em uma palavra, é o nosso pior sofrimento, o mais difícil, o mais amargo. Ah, se nos fosse dado voltar à terra, depois de saber o que Deus realmente é, que vida diferente não se levaria! Inúteis arrependimentos... mesmo porque na terra não se pensa em tais coisas e vive-se como se fosse cego. A eternidade não é levada em conta. As coisas da  terra, que é apenas uma passagem e que recebe apenas o nosso corpo que há de retornar ao pó, tornam-se o único objeto de todos os nossos desejos; não se pensa no Céu, Jesus e Seu Amor são completamente esquecidos'.

As almas do Purgatório podem consolar-se mutuamente?

'No Purgatório, o nosso único consolo, a nossa única esperança, está em Deus. Na terra, Deus às vezes nos permite ser consolado em nossos sofrimentos de alma ou de corpo por um coração amigo, mas, da mesma forma, se o amor de Jesus não preencher esse coração, as consolações serão vãs. Aqui, as almas se perdem, se afogam, por assim dizer, na Vontade Divina e só Deus pode amenizar suas dores. Cada alma é atormentada de acordo com a sua culpa, mas todas têm uma tristeza comum que supera todo o resto, a ausência de Jesus que é o nosso próprio sustento, a nossa vida, o nosso tudo. E nós estamos separados de Deus devido a nossa própria culpa.

Depois de uma ação, você não deve ficar perdendo tempo em saber se você a fez bem ou mal. Certamente você deve examinar as suas ações a cada dia para ser capaz de fazê-las melhor no futuro, mas isso não deve ser feito às custas (da tranquilidade) da alma.

Deus ama as almas simples. Você deve ir a Ele, portanto, com boa vontade, sempre pronta a sacrificar-se para agradá-lO. Você deve agir com Jesus como uma criança com a sua mãe, confiando na sua bondade e colocando todo o seu interesse espiritual e temporal com grande confiança em suas mãos divinas. Fazendo isso, tente agradá-lO em tudo, sem incomodar-se sobre qualquer outra coisa. Deus não se enleva mais com grandes atos ou feitos heroicos tanto quanto com simples ações ou pequenos sacrifícios, desde que feitos por amor a Ele.

Às vezes, mesmo um pequeno sacrifício, que era conhecido apenas por Deus e para a alma, pode ser muito mais meritório do que outro muito maior que recebeu grandes aplausos. É preciso ser muito interior, a fim de não tomarmos para nós quaisquer elogios que nos fazem. Deus procura almas vazias de si, de modo a preenchê-las com o Seu amor. Ele encontra apenas algumas. O amor-próprio não deixa lugar para Jesus. Não deixe passar qualquer oportunidade de mortificar-se, especialmente de uma mortificação interior. Jesus tem muitas graças para lhe dar durante a Quaresma. Portanto, prepare-se para redobrar o seu fervor mas, sobretudo, de amor para com Jesus. Ele é tão pouco amado pelo mundo e tão ultrajado com isso. A Santíssima Virgem ama muito você. De sua parte, ame-a de todo o seu coração e faça tudo o que puder para dar a ela a maior glória possível.

Você nunca será capaz de compreender muito bem a bondade de Deus. Se as pessoas de dessem ao trabalho de pensar sobre isso às vezes, isso seria o suficiente para torná-los santos a todos, mas elas não conhecem, no mundo, a medida da bondade misericordiosa do Coração de Jesus. Cada um a tem de acordo com sua maneira de pensar e este caminho é errado. Esta é a razão porque rezam mal. Sim, muito poucas pessoas rezam como Jesus queria vê-las rezar. Reza-se sem confiança e Jesus só reconhece nossas orações de acordo com o ardor dos nossos desejos e da força do nosso amor. É por isso que, muitas vezes, as graças que pedimos ficam sem efeito.

Para ser feliz na vida religiosa, tem que ser surdo, mudo e cego. Ou seja, temos que ouvir muitas coisas que se poderia repetir, mas que são melhores quando guardadas para nós mesmos. Você não se arrepende nunca por ter ficado em silêncio. Nós somos obrigados a ver e ouvir muitas coisas e agir como se nada tivéssemos visto nem compreendido.

Oh, se você soubesse como são reles estas ninharias das quais alguns fazem tanto caso! O diabo faz uso destes pequenos ardis para deter o progresso de uma alma e obstruir todo o bem que ela é chamada a fazer. Não se deixe enredar nestas teias. Tenha um coração generoso e passe sobre todas essas pequenas misérias, sem sequer percebê-las. Jesus deve ser um atrativo suficiente para que você evite tudo aquilo que esteja fora dEle. Veja tudo como provindo de Sua bondade; para a sua aflição ou consolo, é o Seu amor que ordena tudo para o bem dos seus amigos. Nunca se permita ficar desencorajada. Em poucas horas, ou mesmo em um piscar de olhos, Jesus poderia levá-la ao cume da perfeição que Ele deseja para você. Mas não, Ele prefere os seus próprios esforços e quer que você mesma veja por si como é duro e tortuoso o caminho para a perfeição.

Seja muito generosa. Jesus concedeu mais graças a você do que para muitas outras almas e Ele vos dará ainda mais mas, em troca, quer de você uma alma dedicada a Ele, pronta para qualquer sacrifício. Acima de tudo, Ele quer de você um grande amor e, quando você lutar contra si mesma e suas faltas e atuar com um espírito de profunda fé, então a fé cederá à realidade. Antes que isto aconteça, você deve agir como se Jesus estivesse sempre visível diante de você de forma natural, embora a Sua presença seja sobrenatural. Pregadores e diretores espirituais praticam o bem somente na proporção da sua união com Jesus. Em espírito de oração e de vigília interior, eles devem ter sempre os olhos voltados para Jesus, sacrificando tudo para a salvação das almas confiadas aos seus cuidados.

São verdadeiras as promessas feitas aos que recitam o Rosário de São Miguel?

As promessas são verdadeiras, mas você não deve pensar que as pessoas que o rezam mecanicamente ou sem o devido espírito de santidade são levados do Purgatório de imediato. Isso é falso. São Miguel faz mais do que ele promete, mas ele não tem como aliviar de pronto aqueles que estão condenados a um longo purgatório. Certamente, como recompensa por sua devoção ao Arcanjo, os sofrimentos deles serão abreviados, mas a não a ponto de libertá-los de imediato, isso não. Eu, que costumava dizer isso, posso servir como exemplo. Uma libertação imediata ocorre apenas para aqueles que trabalharam com coragem a sua via de perfeição e têm pouco para expiar no purgatório.

A França é realmente muito culpada, mas infelizmente não é o único país. Neste momento, não há um único reino cristão que não esteja tentando, aberta ou dissimuladamente, expulsar Deus do seu meio. As sociedades secretas e o mestre delas, o diabo, estão excitando e fomentando toda essa revolta.

Agora é a hora do príncipe das trevas. Enquanto ele está no poder, ele pode fazer o seu pior, mas Deus vai mostrar que Ele é o único Mestre. Ele pode ser bem severo ao manifestar o seu poder mas, mesmo em sua ira santa, Jesus ainda é sempre misericordioso.

Por permissão de Deus, as almas no Purgatório sabem o que está acontecendo na terra neste momento, para que possamos rezar por aqueles que padecem grandes necessidades, mas somente as nossas orações não bastam. Se Jesus pudesse encontrar ainda que algumas boas almas que estivessem dispostas a fazer a reparação e desarmar a Sua majestade ultrajada, isso agradaria o Seu Coração Divino ora inundado por tanta amargura. Tais almas podem obter a Sua misericórdia, pois Deus deseja perdoar aqueles que se humilham. Diga isto à Madre Superiora.

São Miguel vai intervir na luta pessoal da Igreja, que será terrivelmente perseguida, mas não aniquilada como anseiam os maus. Ele, como protetor especial da França, vai ajudá-la a tomar sua posição como  filha primogênita da Igreja, porque, apesar de toda a maldade que está disseminada na França, lá ainda existem muitas coisas boas e almas dedicadas. Eu não sei quando São Miguel vai intervir, mas você deve rezar muito por esta intenção. Invoque o Arcanjo, relembre-o dos seus títulos e peça-lhe para interceder junto a Cristo, sobre cujo coração ele tem afluência. Esteja certa de que a Santíssima Virgem não será esquecida. A França é o seu reino, privilegiada sobre todas as outras. Ela vai salvá-la. Aqueles que promovem a oração do Rosário em todos os lugares merecem elogios. Essa oração é o meio mais eficaz no momento de necessidade.

O ato heroico é muito agradável a Deus e de grande ajuda para as almas do Purgatório, e muito útil para as almas generosas que o fazem. Ao dar-se uma parte dos méritos, não se perde, na verdade se ganha. Quanto às indulgências plenárias, eu posso dizer a você que são poucas, muito poucas pessoas que as ganham por completo. Tem que haver uma disposição maravilhosa de coração e de vontade, que é rara, muito mais rara do que você pensa, para que se tenha a remissão de todos os erros cometidos. No Purgatório, recebemos apenas as indulgências aplicadas a nós por meio do sufrágio, como Deus permite de acordo com as nossas disposições.

É verdade que não temos mais inclinação para o pecado, mas também não estamos mais no reinado da Misericórdia, mas sob o da Justiça Divina, de modo que nós recebemos apenas o que Deus quer. Quando uma alma está perto do objeto de seus desejos, ou seja, do Céu, ela pode ser liberada e admitida à alegria eterna pela eficácia de uma indulgência plenária bem feita, ou apenas da metade dela aplicada em sua intenção, mas para outras almas não é assim. Elas, durante a vida, muitas vezes desprezaram ou fizeram pouco uso das indulgências, e Deus, que é sempre justo, premia-as de acordo com suas obras. Elas ganham alguma coisa por isso, por ser agradável a Deus, mas dificilmente o pleno benefício da indulgência'.

Maio de 1880: 'Trabalhe sem cessar e com toda a sua força em sua própria perfeição. Se você quiser, você pode tornar-se o que Jesus quer que você seja, para você ter força suficiente de caráter para superar todas as dificuldades que se interpõem no caminho de sua união com Ele. Sua vida será um martírio contínuo, mas um martírio em que você vai, entretanto, saborear as mais doces alegrias. Quando uma alma sofre, Aquele por quem ela sofre retribui em cada sacrifício, em cada renúncia, com uma nova graça, que a encoraja a ir constantemente em frente em sua devoção. Nada dá maior prazer a Jesus do que ver uma alma que, apesar de todos os obstáculos que obstruem o seu caminho, forçar-se cada vez mais em obter a glória de Deus e promover o Seu amor.

Você está triste em ver como Deus é insultado em Paris, mas os pobres não sabem o que estão fazendo, apesar de todas as suas blasfêmias. Jesus é muito mais ultrajado com os pecados dos consagrados a Ele do que pelos crimes mais violentos daqueles que não são seus amigos. Quantas almas Jesus chamou para uma via de perfeição, mas permaneceram sempre tíbias porque não corresponderam à Graça Divina! É preciso despojar-se e guardar-se em nível extremo para ser feliz no serviço a Deus. Como são poucas as almas contemplativas que existem no mundo e até mesmo nas comunidades religiosas! Cada uma procura a sua própria facilidade e conforto e recusa ser incomodada nas coisas mais ínfimas. E, contudo, Deus seria tão feliz (se assim é possível dizer), se elas fossem capazes de amá-Lo sem restrições e de todo o coração. Se Ele pudesse experimentar tal alegria nesta comunidade, quantas graças Ele não derramaria sobre ela...

Por seu lado, esforce-se duramente em sua auto-conquista e em amar Jesus, pois Ele tem buscado por você por um longo tempo. Jesus quer que você O ame com o amor de uma criança, isto é, com a ternura com que a criança procura agradar aos pais amados. Você ainda se comporta friamente com Jesus e não é isso o que Ele espera de você quando Ele, por sua vez, ama tanto você'.

Agosto de 1880: 'Há um número de ações inúteis, muitas ações diárias completamente fúteis, sem nenhum amor por Jesus ou pureza de intenção. Elas são todas perdidas, uma vez que não têm nenhum valor para o Céu.

Você não condiciona a sua intenção com a pureza que Deus quer. Por exemplo, em vez de oferecer vagamente as suas ações, você poderia fazê-lo com muito mais fruto se você as fizer com intenção mais definida. Quando você tomar as suas refeições, por exemplo, diga: 'Ó meu Jesus, alimenta a minha alma com a sua Graça Divina, enquanto eu alimento o meu corpo'. Quando você lavar o rosto ou as mãos, diga: 'Meu Jesus, purifica a minha alma enquanto eu estou purificando o meu corpo', e assim por diante, para cada uma de suas ações. Acostume-se sempre a falar de coração para coração com Jesus, e deixá-lo ser a mola mestra de tudo o que você faz ou diz. Você me entende?

Você nunca deve se desculpar. Que diferença faz para você se os outros pensam que você é culpada ou se você é inocente? E se você ver que falhou de alguma forma, humilhe-se e guarde silêncio. Nunca se desculpe, mesmo em seus próprios pensamentos'.

02 de setembro de 1880 (Retiro): 'Você disse ao Padre esta manhã que ficou muito incomodada ao me ouvir e que você preferiria ser como todas as outras. Durante o ano, você escreveu a mesma coisa para ele e já disse isso muitas vezes para a Madre Superiora. Por que você se preocupa assim? Não é Deus quem permite tudo? Isso não tem nada a ver com você. Tente tirar proveito dessas graças e pare de reclamar. Você ainda não ouviu tudo o que tem a ouvir e ainda não viu tudo o que tem que ver. Diga isso ao Padre e  diga-lhe também que eu não sou o diabo. Ele não pensa assim. É só você que tem esses medos. Acalme-se e aproveite este retiro. A partir deste momento, você deve mudar por completo. Não dê vazão a todas estas reflexões pensando apenas em si mesma. Isso é auto-estima e nada mais. Em vez disso, abra o seu coração para a graça, apegue-se a Jesus e não desperdice o seu precioso tempo em ficar se perguntando por que isso ou por que aquilo.

Deus planeja dar-lhe grandes graças, e também para quem Ele enviou para lhe dizer o que Ele quer de você. Adore Seus desígnios sem querer procurar entendê-los. O Padre vai dizer muitas coisas nos sermões que são para você, embora ele não vá pensar assim. Jesus permite isso, portanto, os proveitos desse santo retiro serão decisivos para você. São apenas aquelas ações feitas com muito amor e sob o olhar de Deus, desejando apenas fazer a Sua Santa Vontade, que receberão a sua recompensa imediatamente, sem a alma passar pelo Purgatório. Que grande cegueira existe no mundo sobre tudo isso!'

Setembro de 1870 (Final do retiro): 'O retiro terminou para toda a comunidade, mas para você não deve terminar. Você deve ir em frente com isso no seu coração, por todo o ano e sempre, mesmo em meio às suas ocupações mais intensas. Tenha a sua própria capelinha onde você possa lembrar-se e falar de coração para coração com Jesus e nunca perdê-lO de vista. No ano passado, você ficava muito distraída. Agora não pode ser assim. Você prometeu a Deus e também prometeu ao Padre que você está pronta para começar uma nova vida. Você deve, então, manter a sua palavra a qualquer preço. Isso vai custar muito esforço seu, mas vai custar-lhe menos mais tarde? Não, infelizmente, tudo passa tão rápido e você, como o resto das pessoas, não presta atenção a isso. Jesus vem perseguindo você por um longo tempo; e, com certeza, você não vai recusar abandonar-se inteiramente em Suas mãos depois de todas as graças que Ele derramou sobre você. Se você deixar apenas que Ele faça o Seu caminho, você tornar-se-á uma santa e Ele quer que você seja uma grande santa.

Será que o Padre não lhe disse novamente durante estes dias, em nome de Deus, que não há meio termo para você? Quantas pessoas já lhe disseram a mesma coisa e você fica indiferente, embora estes avisos sejam sagrados para você. Parece-me que, desta vez, você prestou mais atenção e ficou mais impressionada com estas palavras, mais uma vez repetidas para você. Pense muitas vezes sobre isso, por que isso é muito grave. Eu já lhe disse que Jesus está à espera de um pequeno esforço de sua parte; Ele fará o resto. Seja muito generosa. O que você não poderia obter de Deus, se você fosse realmente o que Ele queria que você fosse! Que íntima união Ele deseja ter com a sua alma! Que alegrias Ele tem reservado para você, se você quisesse saber apenas como Jesus é bom para você.

Muitas vezes, reflita sobre os dons concedidos por tantas graças recebidas. A Madre Superiora lhe disse que era especialmente para você que ela pediu a vinda do mesmo Padre para o retiro deste ano; e você não acreditou nela. No entanto, era verdade. Ela seguiu a inspiração que lhe foi dada por Deus, que quis que você conhecesse melhor o Padre e para que ele também a conhecesse melhor. Tire proveito por esta graça, que não será a última. Coloque em prática tudo o que ele lhe disse para fazer.Você é livre, por isso abra-lhe o coração para que ele possa lê-lo como um livro. Que ele a conheça assim como eu. Isto não ocorre logo, à primeira vista, mas leva tempo.

Todos esses pensamentos que você teve ontem foram diabólicos. O diabo vai fazer o possível para impedir o bem que será feito, apesar dele. Acalente com grande gratidão todas as graças obtidas no retiro e as tenha sempre em mente. Não tenha medo de sacrificar-se de manhã à noite, de modo a fazer a Vontade de Deus. Ele irá recompensá-la de forma magnífica'.