quarta-feira, 10 de agosto de 2022

O SANGUE DE CRISTO É DO TIPO AB

'Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de Mim'

Os estudos científicos completos e abrangentes que foram realizados sobre o sangue presente no Sudário de Turim,  no corporal de Bolsena e nos milagres eucarísticos que foram investigados criteriosamente pela Igreja ao longo dos séculos, pelos quais as espécies eucarísticas se transformaram em carne e sangue visivelmente humanos, explicitam um dado singularmente comum: o tipo sanguíneo do Senhor Jesus Cristo é AB.

Do Catecismo da Igreja Católica: 

1335. Os milagres da multiplicação dos pães, quando o Senhor disse a bênção, partiu e distribuiu os pães pelos seus discípulos para alimentar a multidão, prefiguram a superabundância deste pão único da sua Eucaristia. O sinal da água transformada em vinho em Caná já anuncia a 'Hora' da glorificação de Jesus. E manifesta o cumprimento do banquete das núpcias no Reino do Pai, onde os fiéis beberão do vinho novo tornado sangue de Cristo.

Os diferentes tipos sanguíneos expressam a variedade dos antígenos proteicos que se ligam à superfície dos nossos glóbulos vermelhos (ou hemácias), que são as células do sangue responsáveis principalmente por transportar o oxigênio pelo organismo. Estas hemácias podem incorporar ou não uma proteína conhecida como fator Rh: quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+) ou quando não existe essa proteína na hemácia, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-). Estes elementos, incluindo outros fatores de complexidade, definem e estabelecem os padrões de compatibilidade das transfusões de sangue. 


Nestes padrões, o tipo sanguíneo AB+ está associado à receptividade universal. De um modo geral, como o sangue AB+ carrega os antígenos mais comuns, aqueles que têm esse tipo sanguíneo podem receber com segurança o sangue de qualquer pessoa. Há um baixo risco de reação – o sangue do receptor já incorpora em grande parte os tipos de antígenos anexados que receberia numa transfusão. Se pensarmos então que o sangue de Jesus seja AB+, podemos expressar a ideia de todos e cada um de nós possa receber o vinho novo tornado sangue de Cristo. Que a salvação é um plano divino que se abre e e se estende para toda a humanidade.

Do Catecismo da Igreja Católica: 

1396. A unidade do corpo Místico: a Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia ficam mais estreitamente unidos a Cristo. Por isso mesmo, Cristo une todos os fiéis num só corpo: a Igreja. A Comunhão renova, fortalece e aprofunda esta incorporação na Igreja já realizada pelo Batismo... Tu ouves esta palavra: 'O corpo de Cristo'; e respondes: 'Amém'. Então, sê um membro de Cristo, para que o teu 'Amém' seja verdadeiro.

Os que recebem... Na Eucaristia, ao 'receber' Jesus na Sagrada Comunhão, partilhamos desse plano de redenção e Jesus literalmente se une e se torna um conosco, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. No nosso 'Amém', reconhecemos que estamos, pelo Sangue de Cristo, unidos e mais parecidos com Ele e que somos, pelo Sangue de Cristo, irmãos na Igreja de Cristo. Cristo é o Tabernáculo universal das graças divinas.

Do Catecismo da Igreja Católica: 

1410. É o próprio Cristo, sumo e eterno sacerdote da Nova Aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o sacrifício eucarístico. E é ainda o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do sacrifício eucarístico.

Esta é nossa crença, e para tal nos basta os Evangelhos e a Tradição da Igreja. Mas é particularmente interessante constatar uma tal condição recorrente do tipo de sangue de Jesus ratificando a realidade dogmática, como um elo adicional e simbólico dos tremendos mistérios inclusos na Sagrada Comunhão e na nossa união sacramental com o Preciosíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!