quarta-feira, 11 de novembro de 2020

AS TRÊS DIMENSÕES DA FÉ

1. A fé é um ato da inteligência

Antes de crer examinamos primeiro se o que devemos crer é realmente revelado, Deus quer esta investigação porque exige uma obediência racional.

2. A fé é um ato da vontade

Logo que a inteligência adquiriu a certeza de que a doutrina proposta foi revelada por Deus, a vontade deve logo submeter-se à palavra divina ainda que a razão não compreenda esta doutrina em si mesma.

3. A fé é um ato da graça

A virtude ou ato é sobrenatural, quer dizer, exige a cooperação da graça. A graça é necessária por três razões: (i) Para iluminar e nortear o espírito, a fim de que não se deixe arrastar pelo erro impedindo assim que reconheça o fato da Revelação e aceite as verdades contidas nela; (ii) Para purificar e fortalecer a vontade; é preciso que a justiça comova o coração, dispondo-o a abraçar as verdades que contrariam as paixões; (iii) Para ter a faculdade de acreditar; para crer nas verdades de ordem revelada é necessária uma facilidade de ordem sobrenatural - a graça da fé.

Assim como Deus nos deu olhos e com eles a força de ver as coisas, a inteligência e com ela a força de conhecermos; assim também nos dá a fé e com a fé, a potência, a força para crermos na sua palavra, que nos é anunciada pela Igreja.

A fé dá-nos a conhecer as verdades de ordem sobrenatural, desta ordem que, elevando-nos acima dos sentidos e da simples razão nos faz viver na eternidade da vida e da glória. A fé é uma luz colocada pelo Salvador nas nossas mãos para nos conduzir e guiar no caminho do Céu. A fé é para a razão o que o telescópio é para a vista. O que já não podemos ver a olho nu, o telescópio no-lo descobre em novos mundos e novas maravilhas. Longe de contrariar a razão, a fé só lhe serve de luz ou apoio.

(Excertos da obra 'O Crucifixo - Meu Livro de Estudos', do Pe. júlio Antônio dos Santos, 1950)