terça-feira, 24 de janeiro de 2023

A VIDA OCULTA EM DEUS: O AMOR DIVINO IGNORA O CIÚME


A alma interior não intenta guardar para si mesma essa felicidade e anseia por compartilhá-la com os outros. Parece que assim saberia amar ainda mais o seu Deus, o seu 'amigo', se o amasse em união com as outras almas a quem pudesse ter comunicado algumas centelhas do fogo que a consome. O Amor Divino ignora o ciúme humano. Quando é dado, não se apaga, mas se incendeia. É fato que a alma interior não deseja que ninguém no mundo possa amar a Deus mais do que ela; mas se tal acontecer, ela ficará feliz por isso. Quanto mais amado for Deus, mais feliz ela será. A perspectiva de almas mais avançadas do que ela na intimidade divina não faz senão a estimular a um ardor maior. Ela deseja e ora que essas almas amem ainda mais e comunga humildemente desse amor. A sua alegria é oferecer ao 'Amado' o afeto destas almas privilegiadas e ela o ama de todo o coração. 

***********

'Ficai comigo, Jesus, não me abandoneis; ficai sempre, sempre comigo. Que eu vos possa ter no mais íntimo do meu coração, presente e escondido ao mesmo tempo. Fazei da minha alma um lugar para vosso deleite e vosso repouso, e que eu não vos possa perturbar em nada'. 

'Estarei aos vossos pés, contemplando-vos e amando-vos no silêncio e vos oferecendo todo o pouco que tenho. Reinareis inteiramente sobre mim num reinado que perdura para sempre. Obrigado, meu Deus, por tanta bondade. Não tenho nada a dizer, só quero vos amar; sim, eu vos amo. Sim, gostaria de repetir dia e noite esta frase como sendo a única capaz de vos agradar e ser digna de vós: Eu sou vosso, ó meu Jesus e meu Deus; eu sou inteiramente vosso, ó meu Salvador. Quero tudo o que quiserdes; quero que permaneceis em mim e sejais todo meu, como sendo tudo para mim, cada vez mais para mim e para sempre. Ficai comigo, ó meu Jesus! Uni-me a Vós e em vós me consumais! Divinizai-me!'  

(Excertos e postagem final da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte IV - Fecundidade Apostólica; tradução do autor do blog)