quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O NASCIMENTO DE JOÃO PAULO II

 
(Karol Wojtyla com os seus pais Karol e Emilia Wojtyla)

João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. O que não se sabe comumente é que o futuro papa nasceu de uma gravidez difícil e de alto risco, e que a sua mãe foi aconselhada pelo seu médico à época para fazer o aborto.

A mãe de João Paulo II - Emilia Wojtyla - ficou bastante deprimida com a recomendação do seu médico particular - o Dr. Jan Moskała - para abortar, pois correria sérios riscos de morte durante o parto.  Além de não optar pelo aborto, Emilia buscou a orientação de um segundo médico - Dr. Samuel Taub, um médico judeu de Cracóvia, que havia se mudado para Wadowice após a Primeira Guerra Mundial. Este segundo médico reconheceu e manifestou à gestante os riscos inerentes à gravidez em curso mas, em momento algum, sugeriu a interrupção da mesma.

E realmente a gravidez transcorreu com dificuldades: Emilia ficava a maior parte do tempo em repouso absoluto, com alimentação controlada e sentindo-se muito prostrada. No dia do nascimento de Karol Wojtyla, enquanto a mãe passava pelos últimos procedimentos para o parto no apartamento da família e sob a supervisão de uma parteira, o seu marido e o filho Edmund, de 13 anos, saíram de casa por volta das 17h, para rezar o Ofício Divino na igreja paroquial que ficava bem em frente à casa, do outro lado da rua.

No momento em que era entoada a Ladainha de Loreto em honra a Nossa Senhora, Emilia pediu à parteira que abrisse a janela, para que o primeiro som que seu filho pudesse ouvir fosse um cântico de louvor a Nossa Senhora. Emília Wojtyla deu à luz o seu filho, ouvindo a canção da Ladainha de Loreto. João Paulo II, muitos anos depois, afirmou ao seu secretário particular - Pe. Stanislaw Dziwisz - que ele nasceu ao som da ladainha em honra da Mãe de Deus e que havia sido eleito papa na mesma hora do dia em que nasceu.

Emilia Wojtyla morreu de ataque cardíaco e insuficiência hepática em 1929, quando o jovem Karol Wojtyla estava a um mês de seu nono aniversário. As causas de santidade em favor dos pais de São João Paulo II já foram formalmente abertas na Polônia. Karol, um tenente do exército polonês, e Emilia, uma professora escolar, casaram-se em Cracóvia em 10 de fevereiro de 1906. O casal católico deu à luz três filhos: Edmund em 1906; Olga, que morreu logo após o seu nascimento; e Karol em 1920.