sábado, 14 de março de 2020

A ORAÇÃO DEVE SER SIMPLES E SEM COMPLICAÇÕES

Você me pergunta sobre a vida interior. Muito bem. Nada é mais importante do que isso, para um sacerdote ou para um leigo. Tome cuidado para não sobrecarregar a sua oração. Não a torne complicada, como eu já disse a você antes. Não se esqueça da lei suprema: faça o que for melhor para você. Quando alguém está começando alguma coisa, sempre tende a se apegar aos detalhes. Não faça isso, não seja muito meticuloso.

Em relação às invocações... deixe-se guiar pela sua própria percepção. Você não deve se atormentar tentando enumerar para Deus todos os detalhes da sua súplica. Por exemplo, se você deseja pedir boa saúde aos seus companheiros, é inútil dizer a Deus: 'Preserve-os da gripe, do sarampo, da escarlatina, e também da leucemia e da tuberculose, e da tosse convulsa e também da cólera, da peste e da varíola'.  Não! Simplesmente diga a Deus: 'Dê-lhes saúde!' Simplificar. Não complicar.

Faça as coisas sem rodeios e sem devaneios. Atenha-se a rezar todos os dias de uma maneira real e profunda, às vezes um pouco mais e outras vezes um pouco menos, de acordo com suas circunstâncias e possibilidades. É preciso tolerar aquelas circunstâncias contra as quais não se pode fazer nada...

Quanto às eventuais divergências dos conselhos dados pelos seus diferentes confessores, o que você acabar por escolher certamente terá algo a ensinar. Cabe a você reconhecer exatamente o que é mais relevante e tirar disso o melhor que puder. Mas não entre em outras questões e mantenha sua própria personalidade. Você já possui uma formação de vida interior; se o seu novo diretor não entender, não fale sobre isso e continue em frente. Esse conselho, embora pareça revolucionário e contrário à obediência é, na realidade, os primeiros passos desse aprendizado. Mesmo em uma ordem religiosa, o religioso que deseja buscar a Deus age seriamente neste propósito.

Finalmente, considere dar preferência absoluta à oração na presença do Santíssimo Sacramento, em vez de rezar em qualquer outro lugar: 'alguns minutos diante do tabernáculo vale mais, e muito mais, que uma hora de oração no seu quarto ou em qualquer outro lugar'. Porque isto é assim? Porque, ao orar diante do Santíssimo Sacramento, nós nos aproximamos diretamente da Humanidade Sagrada de Nosso Senhor Jesus Cristo, da qual irradia o poder de Sua divindade, tal como lemos no Evangelho (Lc 6,19): Quia virtus de illo exibat et sanabat omnes - 'pois saía dele uma força que curava a todos'.

(Excertos dos ensinamentos praticados no mosteiro de Sept-Fons - França)