5. NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM
Os habitantes de antigas povoações portuguesas situadas na orla marítima e associadas às atividades de navegação, bem como das vilas que representaram importantes entrepostos de grandes rotas terrestres, uma vez sujeitos a toda sorte de riscos e perigosos em suas constantes e demoradas viagens, recorriam sempre à proteção divina e da Virgem Maria, invocando-a sob nomes como Nossa Senhora da Ajuda ou Nossa Senhora da Boa Viagem. Era, pois, Nossa Senhora da Boa Viagem a companhia segura dos marinheiros, comerciantes e viajantes portugueses em suas incursões de além-mar e por terras distantes, devoção que levaram também a estes lugares remotos, em agradecimento ao bom termo de tais andanças e navegações.
Em geral, a imagem de Nossa Senhora trazida na viagem era alocada no altar de uma pequena capela construída em local privilegiado e de grande fluxo de viajantes, que se tornava então, ponto obrigatório de parada e de invocação pela continuidade de 'uma boa viagem'. Com este nome, Nossa Senhora passava a ser a padroeira dos viajantes locais e tal devoção se espalhou rapidamente por diferentes países e lugares.
No Brasil, essa prática devocional à Nossa Senhora da Boa Viagem começou na Bahia e Pernambuco (cujo bairro da Boa Viagem assimilou por inteiro o nome da própria devoção) e depois se estendeu pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e outros estados. Em Belo Horizonte, a devoção assumiu a própria condição de padroeira da capital mineira (comemoração em 15 de agosto), sendo erigida em 1923, data em que a cidade foi oficializada como arcebispado, uma catedral dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem.
Na iconografia tradicional, Nossa Senhora da Boa Viagem é representada sobre nuvens, trazendo a cabeça coberta por véu e coroa; na mão esquerda, leva o Menino Jesus e, na mão direita, segura uma nau. Existem, entretanto, muitas variantes da imagem tradicional. A imagem instalada no altar mor da Catedral de Belo Horizonte, por exemplo, é do século 18 e representa a Virgem com o braço direito sobre o peito e o esquerdo apontando para o alto, tendo na base três querubins e uma meia lua.
Oração a Nossa Senhora da Boa Viagem
Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem, esperança infalível dos filhos da Santa Igreja, sois guia e eficaz auxílio dos que transpõem a vida por entre os perigos do corpo e da alma. Refugiando-nos sob o vosso olhar materno, empreendemos nossas viagens certos do êxito que obtivestes quando vos encaminhastes para visitar vossa prima Santa Isabel.
Em ascensão crescente na prática de todas as virtudes transcorreu a vossa vida, até o ditoso momento de subirdes gloriosa para os céus; nós vos suplicamos pois, ó Mãe querida: velai por nós, indignos filhos vossos, alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos, assistidos por Jesus e José, na peregrinação desta vida e na hora derradeira de nossa partida para a eternidade. Amém.