terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

BREVIÁRIO DIGITAL - LEGENDA ÁUREA (II)


No ano do Senhor de 537, havia na Sicília um homem de nome Teófilo que administrava os bens eclesiásticos de forma tão prudente que, tendo falecido o bispo, todo o povo o aclamou como digno para o episcopado. Mas ele estava contente com a sua função e preferiu que ordenassem outro como bispo. E assim se sucedeu, mas o novo bispo o destituiu mais tarde de suas funções. Desesperado por recuperar o antigo ofício, ele procurou o conselho de um judeu especialista em magia. Este invocou o diabo que logo apareceu. Por ordem do demônio, Teófilo renegou a Cristo e à sua mãe, renunciou à condição de cristão, escreveu com o seu próprio sangue a renúncia e a abjuração, selou-o com seu anel, entregou o manuscrito selado ao demônio e colocou-se ao seu serviço. 

Na manhã seguinte, por obra do demônio, Teófilo recuperou a graça do novo bispo e a dignidade de suas funções. Quando finalmente caiu em si, lamentou muito o que fizera. Recorreu de toda devoção do seu espírito pela intervenção da gloriosa Virgem em seu socorro. A bem aventurada Maria apareceu a ele em visão, criticou a sua impiedade e mandou que renunciasse ao diabo. Fez com que reconhecesse que Cristo era o filho de Deus e que aceitasse todas as proposições da doutrina católica. Dessa forma, Teófilo recuperou a graça da Virgem e do seu filho. Como sinal de que ele recebera o perdão, ela apareceu de novo, trazendo consigo o manuscrito que ele entregara ao diabo e, após devolvê-lo, colocou-o sobre o peito dele a fim de que não mais temesse ser escravo do diabo, mas que se alegrasse por ter sido libertado pela Virgem. Depois de receber o manuscrito e exultante, Teófilo relatou ao bispo e a todo o povo o que acontecera. Admirados, todos louvaram a gloriosa Virgem. Três dias mais tarde, Teófilo adormeceu na paz do Senhor.

(Excertos da obra 'Legenda Áurea - Vidas de Santos, de Jacopo de Varazze)

Legenda Áurea constitui meramente um livro de devoção católica, acessível às pessoas comuns de todas as épocas, sem nenhum propósito de abordagem biográfica da vida dos santos sob o escopo da veracidade ou da confiabilidade histórica. Trata-se, portanto, de uma coletânea de fatos ficcionais e inverídicos (lendários) que, uma vez associados às virtudes heroicas específicas dos diferentes santos da Igreja, tinha por objetivo incrementar a devoção católica do leitor pelos santos para a sua própria santificação pessoal. Alguns deles serão publicados no blog. A excelência dos objetivos e resultados alcançados pela obra pode ser aferida pelo enorme sucesso das muitas e diversas versões e traduções realizadas desde a sua publicação original no século XIII.